escola

A Escola Básica de Arreigada passou a dispor de um Recreio Natural, um projeto inovador desenvolvido com o envolvimento direto de alunos e professores, que aposta no contacto com a natureza como ferramenta educativa e de desenvolvimento infantil.

O novo espaço foi visitado esta sexta-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, acompanhado pela vereadora da Educação, Amância Santos, pelo diretor do Agrupamento de Escolas, Joaquim Magalhães, e pela professora Rosário Rocha.

Segundo a autarquia este projeto “pioneiro” está a ser coordenado pelo Observatório Ambiental e tem como missão devolver as brincadeiras, que se praticam no seio da natureza, aos espaços de recreio escolar. O foco é o desenvolvimento interpessoal das competências sociais, físicas, intelectuais e emocionais das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.

Andar de baloiço, balancé, ultrapassar obstáculos com equilíbrio, criar uma parede, ter aulas ao ar livre, uma biblioteca na árvore, construir uma sebe para a horta junto a um charco e um hotel para insetos, são as tarefas e os desafios que as crianças da EB de Arreigada têm vindo a abraçar.

“Numa ótica de sustentabilidade, todos estes equipamentos são de origem natural e local, resultantes de podas e abates de árvores em mau estado fitossanitário. Desta forma, os equipamentos assumem várias funções, servindo simultaneamente de recreio, abrigo para algumas espécies nativas e de sumidouro natural de carbono”, refere o município, assegurando que este “projeto piloto” será concluído este ano letivo.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário