As escolas públicas e privadas dos concelhos de Felgueiras e Lousada vão encerrar. O anúncio foi feito pela Direção-Geral da Saúde (DGS) na noite deste domingo, numa altura em que há 30 casos por infeção do Covid-10 no país. Destes, 23 registam-se no Norte, sendo 19 destes originários do mesmo foco, associado a um funcionário de uma empresa de Lousada que esteve recentemente numa feira de calçado em Milão, Itália, e que se encontra internado no Hospital de S. João, no Porto.

Além do encerramento das escolas nos dois concelhos, a DGS anunciou ainda a “suspensão de atividades dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas”.

A DGS afirma que estas medidas são temporárias e apela às populações de Felgueiras e Lousada para que evitem deslocações desnecessárias “e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas”.

À margem dos anúncios feitos pela DGS, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, situada em Gandra, anunciou também que tendo em conta o cenário registado no Vale do Sousa, “eixo nacional mais atingido”, onde a Cooperativa está instalada, decidiu “suspender as atividades letivas nos seus estabelecimentos de ensino superior e locais de estágio, com encerramento físico da maioria das instalações próprias, garantindo-se exclusivamente os designados serviços mínimos. Nestes serão cumpridas as orientações emanadas da Direção Geral de Saúde”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.