iPNF 723 ACTU Hospital

Um coração gigante foi desenhado por profissionais e utentes, no heliporto do Hospital Padre Américo, para assinalar a Semana Europeia de Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca, uma doença que afeta cerca de 400 mil portugueses, estimando-se que o número de pessoas com a doença venha a aumentar entre 50 a 70 por cento até 2030.

Desde o passado dia 2 de maio e até domingo, dia 8, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Serviço de Cardiologia e em associação com o Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, está a realizar diversas atividades, para assinalar a Semana Europeia de Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca, que pode ser provocada pelo colesterol elevado, tabagismo, diabetes, obesidade, sedentarismo, entre outros.

Na manhã desta quarta-feira, profissionais e utentes juntaram-se para formar um coração gigante no heliporto do Hospital Padre Américo. Além disso, o hospital realizou ainda uma ação de sensibilização no Largo da Ajuda, em Penafiel, que contou com profissionais da Cardiologia e do Serviço de Medicina Física e Reabilitação e teve por objetivo alertar a população para a problemática.

Também a autarquia se associou ao evento, iluminando a fachada da Igreja da Misericórdia até ao final da semana. Iluminado está também o Hospital Padre Américo, através da projeção de um coração gigante na fachada.

No âmbito destas celebrações, o CHTS assinou ainda um protocolo com a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca que vai ceder tablets à Clínica de Insuficiência Cardíaca para disponibilizar aos doentes com maior necessidade de contactos frequentes, de modo a poderem fazer consultas não presenciais com imagem.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.