agricultura 1

A Cooperativa Agrícola de Penafiel vai realizar este sábado, dia 14 de julho, as III Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa. A CONFAGRI associa-se à iniciativa que, para além da Cooperativa Agrícola de Penafiel, envolve as Cooperativas Agrícolas de Paredes, Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras.
As cinco Cooperativas abrangem mais de 3.000 cooperantes, onde predominam os pequenos agricultores, juntaram-se com o intuito de sensibilizar para a importância do Cooperativismo na agricultura familiar, de subsistência e de lazer que marca esta região, visando o diagnóstico, os desafios e as oportunidades deste atividade no Vale do Sousa.
A abertura das Jornadas está prevista para as 9h30, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e vereadora com o Pelouro do Desenvolvimento Rural, Susana Oliveira.
Segue-se, às 9h45, o 1.º Painel, subordinado ao tema “Agricultura, Novas Oportunidades”, onde se abordará a cultura de frutos vermelhos, a produção e comercialização de citrinos, a produção e comercialização de espargos e a produção de fumeiro.
Às 10H45, no 2.º painel, sob o tema “Novos Desafios”, intervirá Isabel Santana, da CONFAGRI, que fará uma exposição sobre a Formação Profissional Agrícola, seguindo-se as questões do Mercado Local e da Gestão sustentada da floresta.
O 3.º Painel, marcado para as 11h30, incidirá sobre a “Nova Visão para a Agricultura da Região”, tendo por intervenientes o Professor Arlindo Cunha, para falar da Agricultura Familiar e das Perspetivas para a Agricultura Portuguesa nos próximos anos, e o Secretário-geral da CONFAGRI, Francisco Silva, que abordará o tema  “Cooperativismo – Novos Desafios”.
As Jornadas encerram às 12h45, com a presença do Presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel, Vitorino Ferreira; do Presidente da AGROS, José Capela; do Presidente da CONFAGRI, Comendador Manuel dos Santos Gomes e do Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa , culminado com um almoço convívio, às 13h30, com produtos regionais.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *