capao

A XVIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde culminou esta terça-feira com um Jantar de Gala durante o qual foi anunciado o restaurante com o melhor capão. A concurso estavam nove estabelecimentos de restauração e o vencedor deste ano foi entregue ao restaurante Areia.

Numa gala que decorreu numa unidade hoteleira de Freamunde, na presença dos novos embaixadores do Capão, foram dados conhecer os vencedores da 18.ª edição do Capão à Freamunde. O primeiro prémio foi conquistado pelo restaurante Areia, o segundo prémio pelo Tarasco e o terceiro lugar foi alcançado pelo restaurante Aidé.

Na cerimónia, Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, agradeceu a todos aqueles que trabalham pela promoção do capão e destacou a importância de preservar a tradição. “E tradição é isto mesmo, a herança cultural que recebemos do passado, que tem a ver com a nossa identidade, que reforça o sentido de comunidade que nós procurámos defender, de forma a passar de geração em geração, para que as gerações vindouras conheçam aquilo que nós também tivemos oportunidade de conhecer”, referiu.

Referindo-se a um produto com 300 anos de história, com um simbolismo “muito importante” para o concelho, que ajuda a afirmar a história, Humberto Brito afirmou que é preciso inovar e não ficar “estanques no tempo”. “Devemos evoluir e isso tem sido conseguido pelas figuras dos nossos embaixadores”, frisou.

O autarca de Paços de Ferreira agradeceu também aos restaurantes aderentes à Semana Gastronómica e deixou uma palavra especial à AJAP pelo trabalho que tem feito ao longo dos anos e pelo contributo que dá para a afirmação do Capão à Freamunde, para que seja conhecido não só na região, mas em todo o país.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *