Prossegue, em Penafiel, o périplo de visitas aos restaurantes aderentes à primeira edição do concurso gastronómico “Petiscando”, promovido pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP), com o apoio da autarquia penafidelense e da Junta de Freguesia de Penafiel.

Durante a manhã desta quinta-feira, o júri, composto por Nuno Brochado, presidente da AEP, o vereador Pedro Cepeda e Carlos Leão, presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, visitaram mais três restaurantes no centro da cidade e aproveitaram o momento para fazer um balanço da iniciativa.

“Desde o início, tínhamos uma meta de participantes, que foi superada”, afirmou Nuno Brochado, da AEP. O concurso gastronómico “Pestiscando” conta com 15 restaurantes aderentes e termina este domingo, dia 11 de outubro.

Para o presidente da AEP, este número prende-se com a confiança que os associados depositam na AEP. “Confiam na nossa organização, na visibilidade que conseguimos dar aos nossos associados e esta iniciativa é uma aposta ganha, para continuar e que pode ser melhorada no futuro”.

Ao longo do concurso “Petiscando”, o júri provou os petiscos a concurso, mas foi criado um conceito que permite à comunidade participar e habilitar-se a um voucher de 50 euros. “Quando pensamos em fazer um evento ligado à área da restauração, pensamos nele pois foi um setor muito atingido pela pandemia, que percebemos que estava a precisar de dinamização. E por isso pensamos num evento que pudesse trazer as pessoas aos locais e mostrando que Penafiel tem uma oferta gastronómica muito diversificada”, salientou.

Também Pedro Cepeda, vereador na autarquia penafidelense, destacou a importância da iniciativa para o setor, dando os parabéns a AEP pela realização da mesma. “Sabemos que o setor da restauração passou grandes dificuldades e ainda está a passar por momentos difíceis e esta iniciativa tem o mérito de promover os estabelecimentos aderentes, mas também divulgar e trazer pessoas de outras freguesias que se possam deslocar para fazer este roteiro”.

A Junta de Freguesia de Penafiel também é, assim como a Câmara Municipal, parceira do evento. Para Carlos Leão, autarca da freguesia, a iniciativa é “importante” nesta fase de pandemia e “tem pernas para andar”.

Questionado sobre os pratos que têm sido apresentados, Carlos Leão diz que ficou “surpreendido pela qualidade dos petiscos apresentados”. “Estão de parabéns. Aconselho as pessoas a vir provar os petiscos”, rematou, certo de que a escolha do vencedor “vai ser uma tarefa difícil”.

Do lado dos comerciantes, o feedback também é muito positivo. Ao Jornal IMEDIATO mostraram-se satisfeitos com a adesão que o concurso tem tido. “Tem vindo bastante gente e também o temos sugerido aos nossos clientes. É uma iniciativa ótima, numa fase complicada para a restauração”, afirmou Ricardo Guimarães.

Também o empresário Claúdio Gaspar ressalvou a importância do evento para dar a conhecer os restaurantes do concelho. “Foi uma ideia muito boa. Está a dar a conhecer novos estabelecimentos”.

Fabiana Barbosa também apresentou o seu petisco, que tem captado o interesse dos seus clientes. “Está bem encaminhado”, rematou.

O concurso começou no dia 1 de outubro e termina este domingo, dia 11. Conta com 15 restaurantes aderentes.
A Janela da Lelé apresenta a Sandes da Lelé acompanhada de cerveja Belga Kwak.
A Francesinhas 2010 apresenta a Mini Francesinha.
A Monja concorre com a Mini Sandes de Joelho de Poro com Queijo da Serra acompanhado de cerveja Weissbier.
A Cantinha do IPI concorre com o Crostini de Pera Caramelizada acompanhada de sumo natural de abóbora e gengibre.
O Campu’s Caffé apresenta o Prego à Campu’s.
O Nuskas Café apresenta o Nuskas Triburguer acompanhado de batata frita e molho de alho.
O Fidélis Beer Garden & Shop concorre com a a Tiborna de Bacalhau.
A Tasquinha Toninho & Mila apresenta a Codorniz Especial.
O Restaurante Cidade à Vista concorre com a Entrada da Casa.
O Mau Feitio Gastro apresenta o Crocante de Borrego.
O Plazza Grill concorre com a Tosta de Cogumelos com redução de vinagre balsâmico.
A Hamburgueria da Maria apresenta O Lavrador.
O Pasta & Basta apresenta a Bruchetta.

No sentido de se aumentar a procura do público em geral pelos deliciosos petiscos, a Associação Empresarial de Penafiel irá sortear um voucher de 50€ pelos clientes que provem os petiscos. Desta forma, juntam à divulgação da oferta gastronómica do concelho, um incentivo para que os estabelecimentos tenham mais visitantes.

“Esperamos que esta iniciativa seja um contributo positivo para todo o tecido empresarial envolvido, iniciativa que pretendemos replicar nos próximos anos sempre com novidades e melhorias ao nível do conceito e organização do concurso”, afirmou a AEP.

ouro e prata