antonino

Coligação Penafiel Quer reforça maioria e ganha um vereador

Antonino de Sousa foi o grande vencedor da noite eleitoral no concelho de Penafiel. O líder da Coligação “Penafiel Quer”, que reúne o PSD e o CDS-PP, conquistou maioria absoluta – 60,51% dos votos – e elegeu o sexto vereador para o executivo municipal.

Em dia de vitória, Antonino de Sousa, o presidente reeleito da Câmara Municipal de Penafiel, manifestou a sua felicidade pela confiança “renovada e reforçada” que lhe foi dada pelos penafidelenses.

“Estamos felizes pelo resultado, um bom resultado em termos eleitorais, com uma maioria muito expressiva. Ultrapassamos a fasquia dos 60 por cento e tivemos um reconhecimento muito grande das freguesias do nosso concelho. As candidaturas da Coligação Penafiel Quer e as que tiveram o nosso apoio, mereceram a confiança em 25 freguesias. É um feito que merece ser realçado”, referiu o autarca penafidelense.

Antonino de Sousa manifestou ainda a sua satisfação pela forma como decorreu a campanha e o ato eleitoral, no qual Penafiel “foi um exemplo em termos de mobilização e participação, quer porque a abstenção foi bastante inferior à média nacional, quer pela forma serena como decorreram as votações”.

Reeleito para um terceiro e último mandato, o autarca quis manifestar a sua gratidão pela confiança que os penafidelenses colocaram no projeto, dando-lhe uma maioria absoluta, que permitiu eleger mais um vereador. “Pedimos aos penafidelenses que renovassem a confiança para podermos concluir a nossa missão e eles não só renovaram a confiança, como a reforçaram, o que significa que temos uma responsabilidade ainda maior. Tudo farei para honrar esta confiança e irei dar o melhor de mim até ao último dia do meu mandato”, concluiu.

Coligação PS e RIR conquista 30,93% dos votos e perde um vereador

Paulo Araújo Correia, que deu a cara pelo projeto da Coligação “PS/RIR”, foi um dos derrotados da noite. Além de terem perdido em termos percentuais quando comparados os resultados de 2017 e 2013, o partido perdeu ainda um vereador, ficando agora com três eleitos no executivo municipal.

Ao Jornal IMEDIATO, Paulo Araújo Correia reconheceu que este não era o resultado esperado – 30,93% dos votos. “Não era o resultado que desejávamos. Fomos poder 20 anos em Penafiel e quando nos apresentamos a votos era para ganhar eleições”, referiu.

Contudo, mostrou-se “orgulhoso” da campanha “positiva” que fizeram, “com propostas”, que permitiu ao partido recuperar três juntas que o PS não governava há décadas – Abragão, Luzim Vila Cova e Canelas.

O candidato socialista salientou ainda as circunstâncias em que se apresentaram a votos nestas eleições autárquicas, sem nenhum presidente de junta recandidato e com quatro dos eleitos pelo Partido Socialista já quatro ano terem ido este ano com o apoio da Coligação “Penafiel Quer”. “A isto acrescente uma pandemia, o que dificulta o trabalho para quem está a concorrer pela primeira vez, que não pode mostrar a cara às pessoas por causa das máscaras, que tem que limitar a proximidade das pessoas. Foi um desafio complicado”, reconheceu.

Assumindo que os resultados ficaram aquém das expetativas, Paulo Araújo Correia garante que “não foi um resultado que nos envergonhe ou que nos impeça que tenhamos uma oposição forte”.

Chega teve 2,17% dos votos e foi a terceira força política mais votada em Penafiel

Carla Silvestre, pelo partido Chega, conquistou 2,17% dos votos e foi a terceira força política mais votada em Penafiel.

Contabilizados os resultados, a candidata felicitou os vencedores e cumprimentou os vencidos, garantindo que “o terceiro lugar que o Chega teve me Penafiel é uma vitória, porque o Chega é um partido com apenas dois anos e que obteve votos em todas as freguesias, apesar se só ter concorrido à Junta e Freguesia de Penafiel”.

Certa de que o Chega “tem já enraizadas pessoas em todas as freguesias e daqui a quatro anos estaremos mais fortes e continuaremos a proteger Penafiel”, Carla Silvestre afirmou que este resultado é “uma enorme responsabilidade política, muito trabalhado para fazer, capitalizando todas as pessoas das freguesias que votaram em nós”.

CDU sobe e conquista 1,93% dos votos

A CUD, com uma candidatura liderada por Bruno Sousa, conquistou 1,93% dos votos, tendo um reforço na votação quando comparado com os resultados de 2017. “Tivemos ainda uma boa votação para a Assembleia Municipal e mantemos três eleitos nas assembleias de freguesia, dois em Bustelo e um em Rans”, explicou.

Independentemente dos resultados, Bruno Sousa garante que “pelas várias freguesias, conseguimos trazer para a CDU, para este projeto, muitos jovens e mulheres para o nosso futuro”, o que deixa o partido “expetantes que, após o dia de amanhã, com estes jovens consigamos ir reforçando a CDU”.

BE também sobe – 1,66% – mas foi o menos votado  

O Bloco de Esquerda em Penafiel, foi o partido menos votado em dia de eleições. O projeto liderado por Duarte Graça conquistou 1,66% dos votos. “Naturalmente o nosso objetivo principal, em termos qualitativos, era obter representação e manifestamente não foi possível, não foi esse o resultado”, referiu o candidato, mostrando “agradado com a subida na votação que mostra que o trabalho que temos feito é mobilizador, acaba por chamar as pessoas a expressar o seu voto no BE.

A expetativa de Duarte Graça para os próximos anos é “que as pessoas que se mobilizaram para demonstrar a confiança que tem no projeto que temos, que possa agora acompanhar, envolver-se cada vez mais nos nossos projetos e iniciativas que queremos dinamizar no concelho, para garantir que efetivamente se constrói, a medio e longo prazo, uma alternativa que possa ser vencedora”.

“Partimos deste resultado em que conseguimos inverter uma tendência de queda nos resultados autárquicos em Penafiel e penso que isso poderá ser uma rampa de lançamento para o muito trabalho que temos pela frente. Continuaremos a usar da força e convicção que temos para criar uma alternativa credível”, concluiu.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *