robotica

Cinquenta alunos, do 3º e 4 º anos de cinco Agrupamentos de Escolas do concelho de Penafiel, participaram nas primeiras Olimpíadas da Programação e Robótica, uma iniciativa que aconteceu no Centro Escolar de Penafiel e foi promovida pelo Município de Penafiel, em parceria com a CIM Tâmega e Sousa, no âmbito da atividade “Iniciação à Programação e Robótica”, inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

A iniciativa, apoiada por fundos comunitários, aconteceu no Centro Escolar de Penafiel e contou com a participação de 50 alunos do 3º e 4 º anos dos Agrupamentos de Escolas da Joaquim de Araújo, Pinheiro, António Ferreira Gomes, Penafiel Sudeste e Paço de Sousa.

“Num mundo cada vez mais tecnológico, achamos importante incluir este projeto no PIICIE e levar a programação e robótica aos nossos alunos. O feedback tem sido extremamente positivo e temos convicção de que é um estímulo para a boa aprendizagem das crianças. Com estas olimpíadas, quisemos, sobretudo, promover uma competição saudável, um convívio entre as crianças dos diferentes agrupamentos”, referiu o Vereador com o pelouro da educação da Câmara de Penafiel, Rodrigo Lopes,

No final, todos os participantes receberam uma t-shirt, um diploma e uma medalha de participação.

Recorde-se que a Câmara de Penafiel, através do pelouro da Educação, lançou, em 2019, o PIICIE – um projeto alargado e pioneiro, direcionado para a promoção do sucesso escolar, através de ações diversificadas, com o recurso às novas tecnologias, às artes e outras atividades, que são complementares ao currículo regular. O programa é comparticipado no âmbito do NORTE2020 pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.