A cidade de Penafiel está cheia de vida e animação para celebrar mais uma edição do São Martinho. Centenas de visitantes enchem as ruas da cidade para uma festa que é já uma referência no Norte do país e que assume particular relevância para a economia penafidelense.
Na abertura do evento, numa das duas tendas de dedicadas à gastronomia, Pedro Cepeda, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacou o “sucesso” do evento, ano após ano, por se tratar de “uma festividade secular, que ao longo dos anos tem vindo a saber reinventar-se a atrair cada vez mais públicos”.
Recebido com “o verão de São Martinho”, que este ano pode não se prolongar ao logo de todos os dias do evento, visto ser esperada chuva nos próximos dias, o autarca penafidelense espera que seja “mais um São Martinho com muita animação, a promover a nossa gastronomia, onde a castanha é rainha, o nosso vinho novo, com as Cooperativas da região cá presentes para mostrar as suas colheitas”.
“Confiante” de que os penafidelenses vão associar-se à festa e “olhar para o São Martinho como um ponto de encontro, de convívio”, Pedro Cepeda destacou o facto deste evento promover o convívio intergeracional, já que cada vez mais jovens se associam à festa. “O São Martinho é visitado por todas as gerações e, na nossa região e em todo o Norte do país, todos os caminhos, durante estes dias, vão dar à cidade de Penafiel”.
A festa de abertura contou com a presença dos novos membros do executivo municipal, mas também de vários presidentes de junta e membros das Assembleias Municipal e de Freguesia. “É um momento de nos juntarmos, todas as forças vivas do concelho, para que juntos possamos celebrar o São Martinho, mas também possamos trocar impressões sobre aquilo que será o futuro do nosso concelho, que acreditámos, será sempre muito positivo”.
Ao longo dos anos, o crescimento desta festividade é evidente e o São Martinho já extravasa os limites de Penafiel e da região, contribuindo para a economia local. “Os indicadores que nós temos e, sobretudo a opinião das pessoas que fazem negócios no São Martinho, é que, de ano para ano, o volume de negócios tem aumentado e isso é extremamente positivo. E isso tem a ver com essa vertente de maior participação dos públicos jovens, não só de Penafiel, mas de toda a região”. “E os nossos eventos ganharam uma dimensão nacional e é uma forma de promover o nosso território”, frisou.
O autarca destacou ainda a preocupação que a autarquia tem ao nível da segurança, um facto preponderante para o sucesso deste evento e de outros que realizam. A par com a participação dos penafidelenses que se empenham no evento, com as suas associações, “que servem bem as pessoas, com simpatia, que se empenham e isso faz com que quem venha cá, tenha essa experiência magnífica de contactar com pessoas simpáticas, que sabem acolher e que dão o melhor da nossa terra a quem nos visita”.

