CHTS - Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa / enfermeiro
Fotografia: CHTS

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), vai celebrar esta sexta-feira o Dia Internacional do Enfermeiro, com um ciclo de conferências subordinado ao tema “Um passo para o futuro”, organizado pelo Núcleo de Enfermeiros Gestores do CHTS.

A iniciativa vai ter lugar no auditório do Hospital Padre Américo e conta com três painéis de conversa. No final será entregue o prémio de investigação “Arminda Mendes Costa”, que vai premiar com mil euros um trabalho de investigação na área de enfermagem do CHTS.

O ciclo de conferências que assinala o Dia Internacional do Enfermeiro no CHTS, conta com três painéis. O primeiro painel, que inicia às 9 horas e será moderado por Luciano Monteiro, conta com a participação de José Ribeiro, Enfermeiro Diretor do CHTS, que vai debater o tema o “Valor Económico da Enfermagem”. Segue-se o professor Armando Almeida, da Universidade Católica, que se vai debruçar sobre os “Indicadores como Ferramenta de Gestão”. O painel termina com a intervenção de Reinaldo Sousa Santos, professor do ISMAI/ISCAC, com o tema “Ser Feliz no Trabalho”.

O segundo tema, que acontece às 11h30, depois de um intervalo e da sessão solene, vai ser moderado por Teresa Pereira, que tem como convidados Arménio Rego, professor da Universidade Católica Porto Business School, que vai falar sobre os “Desafios da Liderança de Equipas”, Manuela Martins, professora coordenadora ESEP, que traz o tema “Gestão em Enfermagem: O Perfil de Competências”, e Ricardo Peixe, coach e trainer de Alta Performance, que se vai debruçar sobre a temática “Coaching de Liderança”.

Depois do almoço, o terceiro painel do ciclo será moderado por Cátia Moreira. Neste vão ser debatidos os temas “Atitudes e Práticas de Gestão de Talentos – por Ema Assunção Pereira, doutoranda em Médias Digitais, “Plano de Carreira vs Plano e Sucessão”, por Protásio Leão, Diretor Recursos Humanos da Rangel Logistics Solutionse, e “O Poder da Comunicação – por Diamantino Ribeiro, professor Universidade Lusófona.

A sessão vai terminar com a entrega do prémio de investigação “Arminda Mendes Costa”.

José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, destacou a importância deste dia que presta homenagem à profissão que é “a mais numerosa na saúde e a prestar cuidados”, mas, além disso, “é um momento formativo, de aprendizagem, de reflexão do que têm sido as áreas e do que deve ser o rumo ao futuro, os desafios para o futuro, futuro esse que passa pela inovação, projetos inovadores, aprendizagem contínua e novos processos de trabalho”.

Segundo o enfermeiro diretor do CHTS, em Portugal existem 84 mil enfermeiros e no CHTS são 855, 211 dos quais enfermeiros especialistas.

E, neste dia que lhes é dedicado, o CHTS procurou debater “a forma de fazer as coisas, que está neste momento em mudança, pela lógica da melhoria dos cuidados e pela qualificação dos profissionais”.

“A essência é o cuidado e tem que ser trabalhado. E quando falamos em indicadores de qualidade estamos a falar em prática clínica e em essência nos cuidados, duas áreas muito importantes na prática dos enfermeiros”, salientou José Ribeiro.

Também Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração do CHTS, destacou também ele a importância deste dia. “A comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro é sempre um momento para assinalar a importância do grupo profissional geralmente mais numeroso nos hospitais e que representa o rosto permanente de prestação de cuidados na proximidade dos doentes. Trata-se de um grupo profissional muito reconhecido pela população em geral e que tem feito, ao longo do tempo, progressos muito significativos na sua valorização e qualificação”, referiu.

“Nesta data pretendemos no CHTS registar o momento, assinalar o presente e perspectivar o futuro, para que a nossa vasta população desta região possa aspirar amanhã a melhores cuidados em relação aos que tinha ontem”, concluiu.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *