As pessoas com sintomas associados ao novo coronavírus, vão passar a ser atendidas em unidades de avaliação que foram criadas junto aos vários centros de saúde dos concelhos do Vale do Sousa.

As 12 unidades que foram criadas entraram hoje em funcionamento, nos centros de Saúde de Penafiel, Termas de São Vicente (Penafiel), Paredes e Castelo de Paiva, unidades que integram o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Tâmega II – Vale do Sousa Sul) e nos centros de saúde de Paços de Ferreira e Freamunde (de Paços de Ferreira), de Lousada, Lustosa (de  Lousada) e de Felgueiras, Serrinha, Idães e Longra, (de Felgueiras), que integram o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte.

Nos espaços criados em tendas junto aos centros de saúde ou em espaços separados do centro de saúde (caso de Castelo de Paiva que tem disponível o rés–do-chão do edifício onde funciona o centro de saúde), médicos e enfermeiros vão avaliar os sintomas dos doentes, evitando contacto entre os utentes nos centros de saúde.

O espaço será ainda sujeito a desinfeções regulares para evitar contaminação, para segurança   dos doentes e profissionais de saúde que ali trabalham.

Para a ARS Norte, “é necessário adotar os procedimentos que, de forma responsável e proporcional à evolução das fases de propagação desta pandemia, salvaguardem a manutenção da saúde pública”.