centenário

Na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, assinala-se o centésimo aniversário de nascimento de Fernando Santos, pseudónimo de Edurisa Filho, uma personalidade ímpar da cultura e do teatro.

Para celebrar o seu centenário e honrar a sua memória, em 2023, o Grupo Teatral Freamundense vai trazer a Freamunde um Festival de Teatro com o nome do seu fundador “Fernando Santos, Edurisa Filho” com pelo menos uma peça por mês, que terminará em dezembro com mais uma reposição da “Opereta Gandarela”, um documento histórico dos costumes da terra, de cariz popular e que rapidamente se tornou num enorme êxito. Opereta que tem vindo a estar em cena de dez em dez anos.

A cerimónia de abertura destas comemorações terá lugar no próximo dia 9 de dezembro, data do seu centenário, pelas 21h30, no auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.

A entrada é livre, mas limitada à lotação do espaço.

 

Fernando Santos – “Edurisa Filho”

Fernando Santos, nasceu a 9 de dezembro de 1922, na cidade do Porto. Nascido e criado no meio do teatro, ingressou no Teatro Experimental do Porto. Transferido para o “Grupo de Modestos” no Porto vem, na qualidade de encenador a Freamunde, a convite de António Pereira da Costa. Mudou-se para Freamunde e assumindo o lugar de sócio gerente da Fábrica do Calvário.

Edurisa Filho era um homem do teatro, aderiu ao Grupo Cénico de Freamunde, onde foi ator e encenador. Após um período de interregno teatral em Freamunde de 10 anos, foi desafiado para retomar esta arte na cidade e, assim, no dia 22 de dezembro de 1963, é fundado o Grupo Teatral Freamundense (GTF), do qual foi o principal impulsionador, tendo desempenhado funções de diretor, ator, encenador.

Homem multifacetado do teatro, desde a escrita ou adaptação de textos à encenação. Não nasceu em Freamunde, mas adoptou-a como sua, conhecendo-a, sentindo-a, e vivendo-a. Publicou algumas das suas obras em livro para eternizá-las no coração e na mente dos que gostam da terra. A sua produção cultural diversificada tornaram-no uma referência cultural de Freamunde. Fernando Santos faleceu a 20 de Outubro de 2005.

 

316100381 440563638267114 7562726422138130182 n

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.