Até ao dia 4 de setembro estão abertas as inscrições para a participação no Orçamento Participativo Jovem (OPJ).
O objetivo desta iniciativa passa por: Promover o diálogo entre os jovens do concelho, técnicos e executivo municipal com o intuito de elaborar, de forma conjunta, as políticas municipais mais adequadas para o desenvolvimento do Município de forma sustentável; Incentivar a população jovem para uma cidadania participativa, informada e responsável, em consonância com os valores da República e da Democracia; Contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos jovens do Município, através da auscultação das suas necessidades e expectativas e consequente modelação das políticas municipais.
Podem participar no OPJ de Paços de Ferreira, jovens recenseados ou residentes no Município de Paços de Ferreira, com idades compreendidas entre os doze e os trinta e cinco anos de idade, inclusive.
O OPJ de Paços de Ferreira é composto por doze fases, cuja calendarização é: Fase I. Definição da verba afeta ao OPJ de Paços de Ferreira, dos mecanismos de participação e dos integrantes da Comissão de Análise Técnica; Fase II. Divulgação da abertura do processo de candidaturas do OPJ de Paços de Ferreira; Fase III. Período de desenvolvimento e submissão de candidaturas ao OPJ de Paços de Ferreira; Fase IV. Análise técnica das propostas submetidas pela Comissão de Análise Técnica; Fase V. Notificação aos proponentes; Fase VI. Período de desenvolvimento do Pitch, vídeo de apresentação de projeto, para as propostas aprovadas; Fase VII. Divulgação das propostas aprovadas e em condições de serem submetidas a votação; Fase VIII. Processo de votação das propostas pelos jovens; Fase IX. Homologação das propostas; Fase X. Apresentação pública dos resultados da votação; Fase XI. Implementação e monitorização da proposta vencedora; Fase XII. Divulgação à comunidade dos resultados finais.