Os motociclistas portugueses voltam a estar na linha da frente da defesa do ambiente com a 7.ª edição da campanha “Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés”, uma iniciativa que alia mototurismo e sustentabilidade.
A ação decorre em paralelo com o 10.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, passeio turístico sem caráter competitivo que se realiza entre 1 e 4 de outubro, e que este ano integra momentos de reflorestação em Chaves (1 de outubro) e Penamacor (2 de outubro), dois concelhos fortemente afetados pelos incêndios deste verão.
Desde 2017, a campanha promove a plantação de espécies autóctones, a forma mais eficaz de prevenir incêndios e combater a erosão dos solos causada por espécies invasoras. A iniciativa é dirigida sobretudo a alunos do ensino básico, que para além de participarem na plantação, recebem uma banda desenhada educativa sobre a importância da floresta nativa.
Com o apoio das autarquias e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), serão entregues e plantadas centenas de árvores, lançando as bases de bosques mais resilientes e adequados às características de cada região.
O evento mototurístico, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, vai ligar Chaves a Lagoa, atravessando também Penamacor e Reguengos de Monsaraz, num percurso de mais de 900 quilómetros de fora de estrada por vinhas, olivais, soutos, carvalhais, serras e vales.
As inscrições estão abertas até 14 de setembro em www.les-a-les.com, mas a organização alerta que, à semelhança dos anos anteriores, os lugares poderão esgotar antes do prazo limite.