Autor de: "eu" "Objetivo" "Eleito" "56" "Amarante" "Placa" "Fechado" "Crianças" "Radiante"; Pingo-Doce" "Obrigado" "Abragão"; "Droga", "Ciclistas"; "Calçada", “Isto é próprio de um país saloio(…)”,"Green” blá, blá, blá. “Clean”, blá, blá. “Healthy”, Blá blá, blá blá…

Recebi, no início da manhã, uma belíssima foto pelo “WhatsApp”.

Pouco depois saí para a costumeira caminhada, “inusualmente” sozinho. Como usualmente a primeira paragem é para tomar café… tomamos café numa espalmada do Largo de Ajuda.

Olhei com outro olhar à minha volta. Todos os dias que por ali paro o faço…, mas agora tinha aquela belíssima fotografia antiga para me por a ver um outro Largo da Ajuda. Não. Não melhorou. Atualmente o Largo da Ajuda não é mais bonito do que já foi…. Depois de muito melhoria os “utentes” do Largo não ficaram melhor servidos.

Não tem nada a ver com o antigamente ou com o atualmente…, mas hoje há obras por todo o lado… e a chamada poluição sonora não é reconhecida por ninguém… parece que todos usam tampões nos ouvidos ou já perderam uma boa parte da sua capacidade auditiva. Não se entendendo particularmente bem porque, o trânsito de veículos é constante… O que tanto tem, tanta gente, que fazer por ali que precise, obrigatoriamente de levar o carro? Mesmo sentado na esplanada, local parcialmente protegido, não deixo de estar sob pressão do trânsito. Se chega uma moto…, lá vai passar entre as floreiras, e o condutor só não a leva para junto da mesa onde se vai sentar…. Não encontro explicação para não o fazer.

Hoje não estava a carrinha do peixeiro, mas não demorou a estacionar uma carrinha de caixa aberta da câmara (ou Penafiel Verde, não me lembro ao certo). O motorista parou… e ali ficou tempos “inglórios” com o motor do veículo a funcionar. Bendita entidade empregadora… Não se sente obrigada a dar formação aos seus motoristas (e parece que ter formação não foi condição de acesso ao concurso pelo posto de trabalho). O Município não se sente obrigado a explicar aos seus motoristas que um motor a trabalhar, mesmo com o veículo parado, está a POLUIR! E, para além de estar a poluir… está a consumir combustível. Sim, sabemos que isso não tem importância para a câmara… Há muito munícipe para pagar… e pagar caro. Tomei café… li um pouco…. “Meti-me” ao caminho…. A carrinha do município ali ficou a roncar dando o seu contributo, absolutamente desnecessário, para a emissão de gases com efeitos de estufa… Isso não interessa nada… acho até que Penafiel é “Bandeira Verde” em não sei bem o quê…

Na Tenente Cotta e na Praça Municipal la continuei a dança com os veículos em movimento que conheço tão bem… e com os estacionados, naturalmente.

Já na avenida ouvi um dos raros protestos dos veículos em circulação…. Um mini “buzinão”.  Como de costume, em frente a uma das mais famosas pastelarias da cidade, todo o espaço para paragem de veículos de transportes públicos estava ocupado com carros estacionados. Um autocarro parou, naturalmente, no meio da rua, para entrada/saída de passageiros e tudo parou…. Ocasionalmente estas paragens são demoradas…. Foi o caso de hoje de manhã e houve um “buzinão”.

Se na minha caminhada diária costuma ser diferente? Não, salvo para o buzinão que não é costume, há sempre carros estacionados no local de paragem dos transportes públicos… e, o mais habitual, naturalmente, não há um único polícia para por ordem neste caos diário e quotidiano.

E lá vamos caminhando…

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *