A Câmara Municipal de Penafiel vai pagar testes a 110 bombeiros das três corporações do concelho de Penafiel. Além dos testes, a autarquia distribuiu três mil máscaras cirúrgicas e apoiou em 1500 euros cada uma dela, para minimizar a perda de receita.

Com estas novas medidas, a Câmara Municipal pretende minimizar o impacto da pandemia da covid-19 junto das pessoas, das empresas locais, e também junto daqueles que estão na primeira linha de combate, como é o caso dos bombeiros.

Assim, atribuiu três mil máscaras e 1500 euros do apoio financeiro, que pode vir a ser reforçado, a cada uma das três instituições do concelho. Além disso, vai pagar testes à covid-19 (50 elementos da corporação de Penafiel, a 30 da de Paço de Sousa e a 30 da de Entre-os-Rios) aos soldados da paz que se encontram no terreno.

“Esta é uma crise sem precedentes e temos de chegar a todos os quantos precisam e na medida em que precisam”. Os bombeiros voluntários do nosso Concelho têm sido autênticos heróis, homens e mulheres sem visibilidade pública que estão a ter um papel fundamental numa luta sem quartel. É de louvar o seu sacrifício e entrega ao próximo e por isso mesmo decidi reforçar os apoios às nossas 3 corporações para que tenham mais e melhores formas de se protegerem e de combater uma crise de saúde pública, onde o seu papel, tantas vezes esquecido, é fundamental. Merecem o nosso total respeito e gratidão”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel.