luzes

A Câmara Municipal de Penafiel está a investir na eficiência energética no concelho e, em 2021, já substituiu 1200 posto de iluminação pública para tecnologia LED. Recentemente, foram substituídas 352 luminárias, em troços de maior prioridade nas estradas nacionais EN106, EN320 e EN108.

Dando seguimento a um dos compromissos eleitorais, o executivo liderado por Antonino de Sousa, realizou centenas de intervenções ao nível da iluminação pública e da eficiência energética, o que permitiu só este ano substituir cerca de 1200 postos de iluminação pública.

Segundo a autarquia, “esta operação da autarquia traz elevados ganhos em termos de segurança de circulação para o cidadão nestas importantes vias rodoviárias, e não só”, visto que a “iluminação substituída se encontrava ou obsoleta ou já não cumpria a sua missão, permitindo a sua substituição por lâmpadas de tecnologia LED, mais amigas do ambiente, mais duradouras e com iluminação mais adequada”.

A questão da eficiência energética é uma prioridade para o Presidente da Câmara, Antonino de Sousa. “A colocação de luminárias com tecnologia LED, é um compromisso eleitoral assumido e que se baseia na necessidade de iluminar mais e melhor, determinas vias e espaços públicos. Este é um processo que continuará ao longo do mandato e que nos permite atingir vários objetivos, a começar pela segurança dos nossos munícipes, pela utilização de tecnologia mais eficiente e contribuir para o próprio ambiente”, referiu o autarca.

Recentemente, o município substituiu 321 luminárias na EN106 nas freguesias de Oldrões, Rans, Guilhufe, Galegos, Marecos, Termas de São Vicente, Cabeça Santa e Eja numa extensão de cerca de 7,5KM. Na EN108, na freguesia de Rio Mau Foram, foram substituídas 7 luminárias numa distância de 0,4KM, e na freguesia de Bustelo 24 luminárias na EN320, em 0,8KM.

O projeto está a ser realizado em parceria com a REDES, que fornece a componente de mão-de-obra necessária para as intervenções.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.