camara 1


A Câmara Municipal de Penafiel vai fazer um investimento de 150 mil euros em 750 tablets que serão disponibilizados aos alunos carenciados e sem equipamentos informáticos, do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos). Esta medida vai permitir que os alunos que não tenham acesso a computadores ou equivalentes possam estudar, em pé de igualdade, com os restantes alunos do concelho, nesta fase de ensino à distância que o estado de emergência definiu.

A identificação dos alunos que vão receber os equipamentos, bem como a sua distribuição, será assegurada pelos agrupamentos escolares, que conhecem de forma mais direta e no terreno as necessidades de cada aluno.

A ideia é que os alunos mais carenciados ou sem equipamento possam ter acesso ao sistema de ensino “virtual” atualmente em vigor, medida que se aplica aos jovens do 1º Ciclo (1º, 2º, 3º e 4º Anos), do 2º Ciclo (5º e 6º Anos) e ainda ao 3º Ciclo (7º, 8º e 9º Anos).

Quanto ao ensino secundário a autarquia penafidelense aguarda uma decisão do Ministério da Educação, sendo que, ao que tudo indica, as aulas iniciar-se-ão a partir de 4 de maio. 

Esta é mais uma das medidas que o município de Penafiel adota, para dar resposta, imediata, aos problemas e dificuldades criadas pela pandemia da COVID 19. Recorde-se que já anteriormente a Câmara Municipal de Penafiel lançou um plano com 25 medidas de apoio às famílias e empresas locais, assim como um programa de testes ao Covid-19 nos lares de terceira idade do concelho, entre outras.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.