APOIOS

A Câmara Municipal de Penafiel vai apoiar cinco instituições de solidariedade social do concelho que, sem acordos com a Segurança Social, se debatem com dificuldades financeiras para fazer face às despesas de funcionamento. O investimento “para garantir o bem-estar dos cerca de 100 cidadãos seniores” que frequentam as instituições, vai rondar os 50 mil euros até ao final do ano.

O apoio vai ser concedido às associações de solidariedade social das freguesias de Abragão, Paço de Sousa, Portela, Rio Mau e Sebolido, instituições sem acordos e apoio por parte da Segurança Social.

No caso de Abragão, o município vai apoiar os utentes que não recebem qualquer tipo de apoio por parte da Segurança Social. Já no que respeita a Paço de Sousa, o município “vai substituir-se na totalidade à Segurança Social” e vai assumir 80% dos custos associados aos 22 utentes da instituição.

“Portela, Rio Mau e Sebolido, sendo projetos sociais, não são elegíveis para receber financiamento do Estado, mas vão contar também com o apoio do município de Penafiel para os seus projetos de apoio aos cidadãos seniores”, referiu fonte do município.

Este apoio, cujos protocolos de cooperação já foram assinados com os responsáveis das instituições, representa um investimento de cerca de 50 mil euros, até ao final do ano, que será realizado pelo município, com possibilidade de renovação, “caso o Estado continue a ignorar o problema”, garante a autarquia.

Segundo Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “estas instituições, que não têm acordos com a Segurança Social, nem qualquer apoio do Governo central, vivem tempos muito difíceis e situações de grande fragilidade financeira”, o que “em última instância” põe em causa “a saúde e o bem-estar dos nossos concidadãos seniores”. “Por isso, decidimos apoiar financeiramente estas instituições para que elas continuem a apoiar os nossos concidadãos. Mais uma vez, na hora da verdade é a Câmara Municipal que está sempre presente”, concluiu o autarca.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *