Creche

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira aprovou esta segunda-feira o fornecimento de refeições escolares gratuitas aos cerca de 8.000 alunos das escolas públicas do pré-escolar até ao ensino secundário do concelho.

Segundo um comunicado da autarquia, a medida, que entrará em efeito em setembro, pretende “aliviar o custo de vida de agregados familiares da classe média, que pagam impostos e cujos rendimentos nem sempre são suficientes para fazer face às medidas familiares”.

A medida foi aprovada com os votos da bancada socialista e contou com os votos contra dos dois vereadores do Partido Social Democrata (PSD) e torna Paços de Ferreira o único concelho do distrito e um dos primeiros do país onde os alunos do pré escolar ao 12º ano têm refeições escolares gratuitas.

Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, citado em comunicado, afirmou que “a educação é um dos fatores mais decisivos no desenvolvimento humano” e merece da autarquia uma atenção “cuidada e particular”.

De acordo com a Câmara Municipal, a medida “só é possível porque as contas do município estão controladas”. Recorde-se que, desde 2018, os alunos do 1º ciclo residentes e a frequentar escolas públicas do concelho já beneficiavam desta medida.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.