procissao

A Junta de Freguesia de Bustelo, com o apoio do Município de Penafiel, vai realizar uma Procissão de Velas em memória dos portugueses vítimas da covid-19. A iniciativa vai ter lugar amanhã, dia 23 de abril, às 20 horas, junto ao histórico Mosteiro de Bustelo.

Inserida nas celebrações da Festa da Nossa Senhora da Saúde, em Bustelo, uma festividade antiga, com muita tradição em Penafiel, que se realiza, tradicionalmente, na semana após a Páscoa e, este ano, entre os dias 17 a 24 de abril, a Junta de Freguesia vai acender uma vela por cada português que morreu vítima da covid-19. “Assim, simbolicamente, com grande sentido de compaixão, mas também com fé e esperança, vão ser acesas mais de vinte e uma mil velas para lembrar e homenagear as muitas vidas e rostos que se perderam no combate a esta pandemia que assolou Portugal e o Mundo”, refere fonte da autarquia.

A Procissão de Velas vai percorrer a área circundante do Mosteiro de Bustelo, que estará iluminada com milhares de velas e será antecedida por uma missa.

“A pandemia da covid-19 fez-nos constatar de que, todos juntos, com a humanidade e solidariedade, conseguimos ser mais fortes do que qualquer desafio. Nestes tempos, apesar de distantes fisicamente, estivemos mais unidos do que nunca nesta luta, que, felizmente, parece agora ter fim à vista”, referiu Joaquim Pedroso, presidente da Junta de Freguesia de Bustelo, acrescentando que “é, no entanto, impossível seguirmos em frente sem lembrarmos e homenagearmos as muitas vidas que perdemos e, por isso, vamos realizar esta Procissão de Velas, que tem um grande significado e simbolismo para todos nós”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.