parto 1


Dois bombeiros voluntários da corporação de Freamunde, em Paços de Ferreira, ajudaram no parto de um menino, na noite desta quarta-feira, no interior da ambulância, a caminho do hospital.

O alerta chegou ao quartel pouco depois das 20 horas e Cristiano Alves e Renata Barbosa, respetivamente bombeiros de 2.ª e 3.ª classe, saíram para transportar ao Hospital de Guimarães, uma mulher grávida, que tinha entrado em trabalho de parto. “Já tinha rebentamento das águas. Estava em contacto com a médica que a estava a seguir no parto, mas quando comecei a fazer avaliação à senhora, ela já estava com contrações de dois em dois minutos”, explicou Cristiano Alves.

Em Lousada, esperava-os equipa da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Guimarães, e o grupo ajudou a nascer o Miguel, o segundo filho de um casal de Figueiró, que veio ao mundo às 21h15, com mais de 2,9 quilogramas.

Cristiano Alves é bombeiro há oito anos e Renata Barbosa há três, mas nunca tinha vivido uma experiência como a que viveram na noite de quarta-feira. “É uma experiência única, somos ensinados e temos instrução para isto, mas é diferente viver o momento, é stressante e há medos. Mas felizmente correu tudo bem”, afirmou o bombeiro.

Mãe e filho foram depois transportados bem de saúde, para o Hospital de Guimarães.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.