Bolo de 109 metros vai recordar a vida do avô mais velho de Penafiel
Fotografia: Câmara Municipal de Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel vai homenagear, durante as comemorações do Dia dos Avós, a vida do avô mais velho do concelho – Vitorino Fernandes, que faleceu na semana passada. O sénior vai ser lembrado com um enorme bolo de 109 metros de comprimento – um metro por cada aniversário celebrado pelo penafidelense.

O corte do bolo vai ser um dos momentos que vão marcar um dia repleto de atividade para os avós do concelho de Penafiel e da região, sendo que “todos estão convidados” para a festa.

A programação começa logo pela manhã, às 9h, com a receção aos séniores, sendo que às 10h se realiza a habitual iniciativa que coloca os «Avós em movimento», através de uma aula de exercício físico. De seguida, pelas 11h, tem início a Missa Campal, momento em que a grande impulsionadora da implementação do Dia Nacional dos Avós, Ana Elisa de Couto, vai ser homenageada.

Às 12h30, é hora de almoço com o tradicional “Mega Piquenique”. Mais tarde, a diversão continua, com a dinamização de jogos tradicionais e com vários artistas a subir ao palco e a animar todos os presentes.

Ao longo do dia, vários carros clássicos vão estar expostos e disponíveis para dar uma volta e também vai haver a possibilidade de realizarem rastreios de saúde gratuitos.

“A celebração do Dia dos Avós em Penafiel é já uma referência a nível nacional. Depois de dois anos de interregno, por culpa da pandemia da covid-19, o dia 26 de julho vai voltar a ser comemorado com um vasto programa, a decorrer no Parque da Cidade, que promete reunir mais de 7000 avós e familiares”, explica nota enviada pela Câmara Municipal ao IMEDIATO.

Recorde-se que, Ana Elisa de Couto, natural de Penafiel foi mentora do dia dos avós em Portugal. A penafidelense dedicou vários anos da sua vida a implementar um dia de todos os avós, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações. O dia nacional foi instituído pela Assembleia da República, em junho de 2003, após inúmeros contactos de Ana Elisa de Couto, uma munícipe de Penafiel, já falecida, que reclamava desde 1986 a oficialização daquele dia.

Conheça o programa das comemorações.

DiaAvos 21julho

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.