Bispo do Porto vai inaugurar exposição no Centro de Interpretação do Românico
Fotografia: Rota do Românico

O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, vão marcar presença no Centro de Interpretação do Românico, na sexta-feira, para a inauguração da última exposição do ciclo «Ver do Bago».

“Desde maio de 2021 até agora, a Rota do Românico promoveu uma trindade de eventos que nos levaram e levarão ainda a Ver do Bago: devagar e com todos os cinco sentidos. Começámos com o “Ver do Bago nos Mosteiros”, em Ancede, Baião, e seguimos depois, em setembro, para o “Ver do Bago nos Santos”, na Igreja dos Capuchos, em Penafiel. Chegamos, agora, ao Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, para continuarmos uma experiência imersiva que nos mostra como estão interligados a vinha, o vinho, o território, o divino e as pessoas, o “Ver do Bago no Sangue””, informa nota de imprensa da Rota.

Nesta exposição final, além de ser possível revisitar de forma virtual as duas exposições anteriores, com recurso a óculos 3D, vai ser desenvolvida a metáfora do vinho como sangue que  conduz “à representação artística de escultura, de pintura e de ourivesaria, presente no mobiliário, nas alfaias e objetos litúrgicos, desde os sacrários sempre resguardados nos retábulos das nossas igrejas às cruzes que alteiam as nossas procissões, passando pelos cálices que comungam a humanidade”.

O projeto “Ver do Bago” é cofinanciado pelos 12 municípios que integram a Rota do Românico e pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito da operação “O Vinho, a Arte e os Homens”. Conta ainda com o apoio da Diocese do Porto, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Direção Regional de Cultura do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades.

A última exposição do ciclo «Ver do Bago» vai ser inaugurada na sexta-feira, às 15:30, e estará patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, até 26 de junho.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.