iPFR 745 ACTU Camara Municipal

A candidatura de Paços de Ferreira aos bairros comerciais digitais, apresentada num parceria entre a Associação Empresarial de Paços de Ferreira e a Câmara Municipal, foi aprovada com uma dotação de quase 913 mil euros, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), designando-se “Bairro Capital do Móvel”.

Esta quarta-feira, dia 6 de setembro, a AEPF e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira vão estar presentes, em representação do Bairro Capital do Móvel, na sessão de apresentação da medida PRR “Bairros Comerciais Digitais”, onde vão ser protocolados compromissos com os projetos selecionados.

Em comunicado, o município explica que “de entre as 187 manifestações de interesse submetidas, englobando mais de 49 mil estabelecimentos do comércio e serviços, foram selecionadas 160 e dessas 65 consideradas elegíveis, entre as quais está a de Paços de Ferreira (em 10º lugar)”.

Este projeto pretende apoiar a retoma, a revitalização e a modernização do comércio local e serviços ao consumidor com atividade nos eixos urbanos centrais da cidade.

Em linha com as grandes opções estratégicas para a região, o “Bairro Capital do Móvel” será um “polo de dinamismo comercial e de valorização dos recursos endógenos, capaz de colocar em sintonia as mais-valias do comércio local e as vantagens proporcionadas pela era digital e que, simultaneamente, possa vir a alavancar a atividade económica da região”.

O “Bairro Capital do Móvel” ocupará o espaço urbano e comercial de maior densidade na região, com uma área de implantação de cerca de oito hectares, e mobilizará investimento em digitalização, formação, apoio ao empreendedorismo, eventos e diversas iniciativas de âmbito social e ambiental, que foram já subscritas pelos principais stakeholders do município, que beneficiarão não apenas os estabelecimentos locais aderentes (297 estimados) mas também a população local e todos os que a ela se deslocam em trabalho ou lazer.

Até 2025 espera-se trazer para o centro de Paços de Ferreira mais acessibilidade e interação da população através de centros de informação digital, reabilitação urbanística e sinalética, sistemas de conectividade comuns, mobiliário urbano inteligente, sistemas de controlo de tráfego, digitalização de infraestruturas de estacionamento e sistema de informação e monitorização de transportes públicos.

Como forma de impulsionar diretamente o comércio local e serviços ao consumidor, prevêem-se ainda visitas virtuais, site, app, marketplace, soluções logísticas e Lockers digitais, para além de uma orientação estratégica comum.

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *