O “Auto dos Reis Magos”, uma encenação da visita dos Reis Magos a Jesus Cristo, vai acontecer mais uma vez na freguesia de Lagares e Figueira, em Penafiel, este fim de semana, dias 11 e 12 de janeiro. A edição deste ano vai contar com cerca de 100 participantes.

Vestindo roupas da época e montando camelos, os três reis magos vão ser o centro das atenções na freguesia de Figueiras durante o próximo fim de semana, no tradicional “Auto dos Reis Magos”.

Contudo, os três viajantes não vão estar sozinhos com os seus camelos. Segundo a organização, a edição deste ano vai contar com cerca de 100 figurantes, de forma a colocar os visitantes mais próximos da realidade da vida na altura.

Nos dois dias do evento, além da representação teatral centenária, existe também uma vasta oferta cultural.

O evento arranca hoje, sábado, às 11:00 do dia 11 de janeiro, de maneira que vai ser possível assistir ao Grupo de Cantares da Associação para o Desenvolvimento de Figueira (14:30), ao Rancho Folclórico de Ordins (16:00), ao grupo “Os do Costume” (17:00) e ao espetáculo de teatro musical “Ecos dos Acordes Esquecidos”, da Escola da Banda Musical de Lagares (18:00).

Às 19:30 começa a parada para a Aldeia Velha, com a caminhada para o Auto, que se inicia às 20:00. Já na reta final do primeiro dia vai atuar o Grupo Cardo Roxo (21:30), que combina a música tradicional e música antiga, encerrando com contadores de histórias musicadas (22:30).

Já domingo, dia 12 de janeiro o evento começa às 10:00, com a missa solene, seguindo-se a inauguração do coreto com atuação da Banda de Lagares (11:00). Já da parte da tarde (14:30), vai ser possível assistir ao espetáculo de teatro “Nasceu o Salvador”, representado pelo Grupo de Teatro do Orfeão de S. Pedro da Cova.

Às 15:30, mais uma vez acontece a parada para a Aldeia Velha, com o Auto dos Reis Magos a iniciar-se às 16:00. A encerrar os dois dias do evento está a atuação do Orfeão de São Pedro da Cova.

Com encenação de Pedro Soares, esta iniciativa foi organizada pelo Grupo de Educação e Estudo da Natureza Orientado ao Montanhismo, Astronomia e Atividades ao Ar-livre (GENOMA), contando com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira.