A Câmara Municipal de Penafiel lançou uma rede solidária, denominada COVID19 “UBER”, para apoiar as famílias mais desprotegidas, que entrará em funcionamento já este fim de semana. O município está ainda a implementar e a preparar outras medidas de apoio para as famílias e para as empresas

A Câmara Municipal de Penafiel, no âmbito da pandemia do COVID implementou uma rede de apoio social de Emergência, constituída por técnicos do município, IPSS’s e Juntas de Freguesia, que tem por objetivo apoiar de forma imediata idosos, famílias com pessoas com deficiência, doentes crónicos, oncológicos e famílias a quem que seja imposto o isolamento profilático, sem retaguarda familiar e ou institucional, na entrega de alimentos e medicação, garantindo desta forma, o seu distanciamento social como medida de prevenção.

A coordenação da Câmara Municipal de Penafiel ao nível da rede permitirá o mapeamento destas pessoas, na organização e estruturação das equipas de intervenção no terreno e a sua operacionalização.

A rede vai ainda assegurar a tomada de medidas de contingência deste grupo de risco, bem como apoio psicológico sempre que necessário, tendo já a funcionar para estes cidadãos uma linha de apoio telefónico:  255710714/255710735

A Câmara Municipal tem desde o primeiro momento optado por trabalhar na criação e implementação de diversas outras medidas de apoio social, às famílias e a empresas, pacote que anunciará brevemente estando neste momento todo o esforço concentrado na sua criação e implementação.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa “a nossa prioridade foram as medidas de prevenção e no plano de contingência, que vamos continuar a acompanhar. Agora avançamos com as medidas mais urgentes para os mais frágeis e que necessitam de apoio imediato. Brevemente serão apresentadas e implementadas as medidas que que estão a ser preparadas para as famílias e para as empresas. É hora de estarmos todos unidos e a remar na mesma direcção, Autarquias, IPSS´s, sociedade civil. São tempos difíceis, mas que, todos juntos e com a força de Deus, havemos de ultrapassar seguramente.” 

A Rede solidária COVID 19 “UBER” inicia apoio já este fim de semana, através da ação da Divisão dos Assuntos Sociais, Saúde e Inclusão com diversas equipas de apoio já credenciadas.