Banda1
Fotografia: Banda Musical de Freamunde

A Associação Musical de Freamunde celebra 199 de vida em fase difícil da sua existência.
Prestes a completar dois séculos de existência a instituição vive um impasse de gestão que se reflete na inexistência de maestro/maestrina e músicos que formem a Banda Musical para esta temporada de concertos.
A crise está explícita no programa comemorativo do 199º aniversário, que não conta com o habitual concerto da Banda, estando a decorrer durante a manhã de hoje, com o Hastear da Bandeira; Lançamento de 199 bombas; visita à nova sala do Museu; realização da Missa da Memória; e romagem aos cemitérios 1 e 2 de Freamunde.
A chave para a resolução deste impasse na mais antiga instituição do concelho poderá ser encontrada na reunião magna marcada para a próxima sexta-feira (5 novembro).
A situação da Associação Musical de Freamunde é tema de indignação dos freamundenses amantes da música, nas redes sociais:

Screenshot 2 1

 

HISTÓRIA

A Banda de Freamunde foi fundada em 1822, tendo sempre até hoje uma atividade ininterrupta. Tem como atividade principal o ensino e promoção da cultura musical. Da sua Escola têm saído grandes músicos que atualmente integram os quadros das Bandas da G.N.R., P.S.P., R.I.P, Força Aérea, Marinha, ex-Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos, Orquestra Sinfónica Portuguesa, professores nas Escolas Profissionais e Artísticas de Viana de Castelo e das Caldas da Saúde, etc..
Da ,sua vasta atividade, destaca-se o facto de ter atuado por todo o pais e de ter efetuado quatro digressões ao estrangeiro, uma a Espanha e três a França, a convite das comunidades portuguesas e respetivos consulados. Participou em vários concurso, tendo sido distinguida com diversos prémios nomeadamente uma “Batuta encastoada a Ouro” e uma “Medalha de Ouro”.
Em 1979, alterou-se a designação de Banda Marcial de Freamunde, para Associação Musical de Freamunde, alteração que se impunha pela polivalência que a Instituição atingiu principalmente no aspeto da formação. Em Maio de 1992, a Associação Musical de Freamunde viu reconhecido o seu trabalho em prol da cultura musical, com a prestigiosa distinção “Pessoa Coletiva de Utilidade Pública”, atribuída pela Presidência do Conselho de Ministros.
Em 6 de Novembro de 1995, recebeu da Câmara Municipal de Paços de Ferreira a “Medalha de Ouro de Altruísmo e Mérito”, como reconhecimento do seu papel insubstituível no campo da música e da formação musical.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.