rans

A Associação de Desenvolvimento Local Projecto Mais Rans apresentou a Iguaria Gastronómica da Freguesia de Rans: “HONRA”, na Honra de Barbosa.

Por entender que “a gastronomia é cultura” e “o ponto de união de uma comunidade e a sua história”, a Associação de Desenvolvimento Local Projecto Mais Rans quis criar uma marca e uma referência gastronómica e aliou-se aos chef’s Carlos Barbosa (E-Tapas) e André Almeida (Chocolândia) para criar algo novo que juntasse vários elementos identificativos locais.

Assim, juntou-se o pão, “pela tradição da sua confeção caseira”, a carne de porco, “um dos alimentos predominantes na alimentação regional, produzida a nível local e familiar”, o vinho, “bebida de eleição e também produzido a nível local e familiar” e a fruta e chegaram ao produto final: um pão com formato arredondado e recheado, com a letra H saliente – A nossa Honra, “numa homenagem mais do que merecida à Honra de Barbosa, monumento e referência histórica da freguesia, e que tem sido um pouco esquecida ao longo dos últimos anos”, refere a Associação.

Assim, nasce a Honra, na sua versão original (salgada), com recheio de bochechas de porco e chouriça estufadas em vinho tinto e, na sua versão doce, com recheio de maça e noz.

Segundo a Associação, “a criação da Honra tem como objetivo a dinamização da freguesia de Rans, e a promoção de várias atividades, em estreita união com os seus habitantes e espaços comerciais. Todos os espaços de restauração da freguesia são nossos parceiros e estiveram por dentro do processo. Desta forma, com a disponibilização pública das receitas e modos de confeção, pretendemos que todos sejam capazes de reproduzir e comercializar a Honra, de forma a que no futuro, seja reconhecida como imagem de marca de Rans”.

Como explica Pedro Silva, o presidente da Associação, “este é o nosso legado para a freguesia! A Honra será um marco e uma referência na freguesia de Rans e vai tornar-se num símbolo e no orgulho de todos os ranenses!”

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *