A Secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues, esteve, no passado dia 18 de julho, na freguesia da Figueira, onde realizou uma visita à Associação para o Desenvolvimento de Figueira.
Numa visita de trabalho, durante a qual reuniu com a direção da Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Carla Rodrigues deu nota de que a mesma se insere numa política de proximidade que o Governo quer ter com as instituições, para poder dar “melhores respostas” e para que as políticas “possam mais eficazes” na resposta às necessidades. “Só podemos desenhar políticas de apoio se conhecermos o terreno, as dificuldades das instituições que prestam esse apoio e se estivermos em estreita colaboração e cooperação com as mesmas”, referiu.
Perceber a melhor forma de dar resposta às necessidades da instituição foi um dos objetivos desta visita, que aconteceu na Figueira, mas também em outros pontos do país. “Temos feito em vários pontos do país e temos vindo a desenvolver essa política de proximidade”, referiu, destacando ainda a possibilidade conversar com os membros do executivo municipal de Penafiel, que acompanharam a visita, sobre políticas da juventude e da igualdade e “encontrar sinergias que possamos desenvolver para beneficiar estas políticas no âmbito da juventude e da igualdade”.
Daniela Oliveira, vereadora na Câmara Municipal de Penafiel, destacou a importância da presença do Governo no concelho e nas suas instituições, “sobretudo para tentar perceber melhor, in loco, as reais necessidades e dificuldades que elas têm”.
Destacando o trabalho que a rede social faz no concelho, “que é da responsabilidade do Estado”, a vereadora assegurou que devem ser “acolhidos, com proximidade” e para que possam também dar a conhecer as dificuldades financeiras que atravessam, muitas delas subsistindo com apoios das comunidades e do poder local, já que os acordos de cooperação ainda não foi revisto, já que há aumentos a vários níveis, mas não há correspondência do envelope financeiro do Estado.