posse
Fotografia: Marta Andrade | IMEDIATO

Decorreu esta quarta-feira a tomada de posse da nova direção da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) liderada por Ana Rita Pacheco, da empresa A. Pacheco – Indústria de Mobiliário, Lda.

Durante a cerimónia foram ainda empossados os restantes elementos da direção, nomeadamente Miguel Costa, Presidente da Assembleia Geral, Ricardo Costa, 1.º Secretário, Sérgio Ferreira, Vice-presidente, Jorge Castro, Vice-presidente, Amândio Pereira, Vice-presidente. No conselho Fiscal, tomaram posse Duarte Dias, no cargo de Presidente daquele órgão e José Carlos Dias, como 1.º Vogal.

Nos corpos sociais suplentes tomaram posse, Manuel Monteiro, 3.º Secretário da Assembleia Geral, António Pereira, Vice-presidente e Sandra Pacheco, Vice-presidente.

Ana Rita Pacheco mostra-se “entusiasmada”

Ana Rita Pacheco será a nova Presidente da AEPF nos próximos dois anos. Esta é a primeira vez que associação é liderada por uma mulher.

No seu discurso de tomada de posse, Ana Rita Pacheco garantiu que pretende “continuar a gestão e trabalho desenvolvido pela anterior direção, solidificando assim o que é hoje a Associação Empresarial de Paços de Ferreira”.

Durante os próximos dois anos a nova presidente espera fortalecer as atuais parcerias e estabelecer novas com entidades que estejam alinhadas com a AEPF e que permitam apresentar soluções para as dificuldades existentes.

Ana Rita Pacheco demostrou a sua disponibilidade, para que junto com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, possa “continuar a levar Paços de Ferreira a bom porto”.

Na sua intervenção a presidente aproveitou para apresentar o seu plano para o biéno 2022/2024.

Departamento de Feiras

Para o próximo anos estão já programadas duas feiras, sendo que a primeira será realizada em abril na cidade de Lisboa e a segunda decorrerá no Porto, no mês de setembro.

Irão decorrer ainda duas missões empresariais, uma nos Estados Unidos da América e outra no Canadá. E duas missões inversas à Bélgica e à França.

A Associação Empresarial estará também presente em algumas feiras internacionais.

Departamento de Apoio às Empresas

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira tem ainda em curso diferentes projetos, entre os quais a formação PME, o Melhor Turismo 2020 e o projeto conjunto de internacionalização denominado “Mesh Paços” e garante que continuará a apostar no comércio local. “Continuaremos apostar em iniciativas de promoção e divulgação dos estabelecimentos”, referiu a nova presidente.

Em curso está também o Centro Tecnológico, que se encontra numa fase de análise de decisão e o projeto de energia renovável em parceria com a Clean Watts, sendo que neste momento já estão a ser instalados vários paneis na AEPF e que num futuro próximo espera poder partilhar a energia com a comunidade.

Departamento de Formação

Neste momento estão a decorrer três ações de formação: Centro Qualifica com término para dezembro de 2022; Formação certificada com término para fevereiro de 2023; e Formação e Educação de adultos, com término para maio de 2023.

Portugal 2030

No programa Portugal 2030 Ana Rita Pacheco deu mais destaque à Inovação e Conhecimento, a presidente quer “continuar a assegurar condições de conetividade para as empresas”, e Qualificação, Formação e Emprego.

Samuel Santiago despediu-se com um “sentimento de dever cumprido”

Samuel Santiago esteve mais de oito anos ligado à AEPF. Iniciou o percurso como Vice-Presidente em 2014, numa direção liderada por Rui Carneiro, e no dia 16 de outubro de 2020 tomou posse como Presidente da Associação Empresarial.

Durante a intervenção mencionou os feitos dos último dois anos, como, a “realização de várias ações, atividades que tiveram sempre como objetivo apoiar o nosso tecido empresarial, desde a indústria ao comércio, e a promover Paços de Ferreira e a Capital do Móvel”.

O antigo presidente destacou o levar pela primeira vez a Lisboa a Capital do Móvel e a presença em várias feiras internacionais, Corunha, Galiza e Paris.

No departamento do apoio às empresas foram apoiadas cerca de 95 empresas em projetos conjuntos e foram submetidas 38 candidaturas em diferentes fontes de financiamento.

Quanto ao departamento de ação profissional, que celebra este ano o 20º aniversário “foram levadas a cabo neste mandato mais de 160 ações de formação, tendo sido apoiadas inúmeras empresas neste âmbito. Ainda contribuamos com algo de extrema importância para o desenvolvimento das nossas empresas, que é a capacitação dos recursos disponíveis em prol de um melhor serviço”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.