pinheiro

O trajeto para a escola e de regresso a casa vai passar a ser feito de bicicleta por um grupo de 60 alunos do Agrupamento de Escolas de Pinheiro. A iniciativa pioneira, denominada “Pinheiro Bike Bus”, faz parte do projeto educativo “Uma escola que sonha é uma escola que vive” e está associado à ‘Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Clicável 2020-2030’ e ao ‘Desporto Escolar sobre Rodas’, que lança o desafio à implementação de medidas de promoção do ciclismo nas escolas de Portugal.

Numa fase inicial, a iniciativa vai ser levada a cabo na última quinta-feira de cada mês, passando a ter uma frequência semanal a partir de junho.

“Este é um projeto que vai marcar a diferença”, referiu ao JN João Paulo Ferreira, professor de Educação Física na escola e um dos impulsionadores do projeto, explicando que foram criados dois percursos cicláveis, para duas freguesias vizinhas, que serão feitos pela caravana de bicicletas, que será acompanhada por professores e pelas forças de segurança para garantir a segurança dos alunos.

O lema deste ano é “Tu tens pedalada”. “E mais do que dizer-lhes que têm pedalada para a bicicleta, é dizer-lhe que têm pedalada para a vida”, referiu o docente, satisfeito por ter havido pais, amigos e representantes do município que acompanharam os alunos no percurso.

“A escola é capaz de encurtar as assimetrias sociais e económicas entre as crianças, mas é também o local em que se constrói o futuro, mudando mentalidades e abrindo horizontes para estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. É nas crianças que começa a mudança e, nesse aspeto, as escolas têm um papel preponderante”, garantiu o professor.
No âmbito deste projeto, os seus dinamizadores vão ainda deslocar-se a outras escolas, para ensinar os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo a andar de bicicleta. “Queremos trazer os miúdos que vamos ensinar das outras escolas a juntarem-se a nós nesta iniciativa no futuro”, concluiu João Paulo Ferreira.

As bicicletas usadas no âmbito deste projeto foram adquiridas através de um projeto ao qual a escola se candidatou, mas também a uma campanha de reciclagem que a escola realizou, solicitando a quem tenha bicicletas que não use, as doe à escola para serem reparadas, se necessário e usadas pelos alunos envolvidos neste projeto.

Pedro Cepeda, vereador da Câmara Municipal de Penafiel, esteve presente no arranque do projeto, que considerou “muito desafiante”, pelo “espírito de mobilidade suave” que permite incutir nas pessoas e deixou o desejo de que no próximo ano letivo possa ser realizado por mais alunos de outras escolas do concelho. “O nosso primeiro objetivo é que este projeto aqui tenha sucesso. Depois do sucesso que esperamos que vai ter, pretendemos inspirar os outros agrupamentos, para que possam olhar para o Pinheiro e acreditarem que é possível implementar este projeto”, concluiu.

O “Pinheiro Bike Bus” do Agrupamento de Escolas do Pinheiro conta com a parceria da Câmara Municipal de Penafiel e das Juntas de Freguesia de Oldrões, Valpedre, Canelas e Termas de S. Vicente.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *