almiro mateus

O médico Almiro Mateus assumiu, esta sexta-feira, o cargo de Provedor do Utente da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS).

Numa sessão pública que decorreu no auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel, José Luís Gaspar, Presidente do Conselho de Administração da ULSTS, destacou a relevância do cargo e do momento, dizendo que “a ligação entre as entidades e a população é fundamental”. “É por isso que este passo que hoje damos é tão importante para o futuro da ULSTS. A aproximação ao utente é uma obrigação nossa, e a figura do Provedor é essencial nesse caminho”.

O nome de Almiro Mateus foi escolhido pelo Conselho de Administração da Unidade, por se tratar de uma pessoa que sempre esteve envolvida no voluntariado, que na sua vida pessoal, quer na sua carreira. “E será fundamental para nos ajudar a refletir e a propor novas iniciativas de humanização. Agradeço-lhe por ter aceite este desafio, que é também o de nos lançar desafios”, concluiu.

Médico de Medicina Geral e Familiar com mais de quatro décadas de dedicação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), Almiro Óscar Mateus é reconhecido pela sua atuação humanista e pela forte ligação à região do Tâmega e Sousa, onde exerceu grande parte da sua carreira.

“É com profundo sentido de responsabilidade e entrega ao serviço público que aceito este cargo de Provedor. Os meus valores de sempre mantêm-se junto dos mais vulneráveis, que são muitas vezes aqueles que procuram cuidados de saúde: respeito pelo outro, defesa da dignidade humana e escuta ativa. Sejam utentes ou familiares, saibam que têm em mim um aliado atento. Não para registar queixas, mas para apresentar propostas”, afirmou.

Sobre o trabalho que agora irá desempenhar, Almiro Mateus garantiu que será “uma voz ativa” e que não será “um provedor de gabinete fechado”. “Serei uma voz ativa. Quero garantir que, na ULSTS, não exista apenas uma resposta técnica competente, mas também uma resposta humana, justa e respeitadora de cada pessoa, sem esquecer a valorização de quem aqui trabalha diariamente. O lugar da Provedoria será um espaço de construção, verdade, proximidade e ação. Não serei um Provedor de gabinete fechado”, acrescentou.

A criação da Provedoria do Utente representa um passo significativo na consolidação de uma saúde mais humanizada, próxima e participativa. O Provedor, figura independente da hierarquia da ULSTS, tem como missão ouvir os utentes, auscultar as suas preocupações, emitir pareceres e propor melhorias no funcionamento dos serviços, sempre em articulação com o Conselho de Administração, o Gabinete do Cidadão e a Comissão de Humanização.

A atuação do Provedor não substitui os canais formais existentes para reclamações ou pedidos de esclarecimento, mas complementa-os numa lógica de escuta ativa e melhoria contínua e este pode ser contactado pelos utentes da ULSTS através do e-mail: provedor.utente@ulsts.min-saude.pt

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *