Agrival 1 1024x681 1

A maior feira Agrícola da região norte do país – a Agrival – vai abrir portas no próximo dia 18 de agosto. O certame prolonga-se até dia 27 de agosto e vai contar com a presença de 350 expositores.

A maior feira agrícola do norte e centro do país, está de volta ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Na sua 42ª edição, o certame com mais de 350 expositores, quase todos repetentes, que, numa área de mais de 25.000 m2, vão promover os seus serviços e produtos. Há espaço para a vertente mais tradicional, como a agricultura, o gado e o artesanato, mas também para outros setores de negócio, como a maquinaria, a agroindústria, o comércio automóvel e imobiliário, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, têxtil, entre outros.

A festa que se assume já como um marco de final verão no calendário, tem ainda uma forte componente cultural e musical, contanto com artista de renome nacional, que levam milhares de pessoas, diariamente, ao recinto.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “a Agrival são as pessoas”. “As pessoas que, ano após ano, trabalham para corresponder às expectativas elevadas, e as pessoas, os milhares de pessoas, que nos visitam. São 10 dias felizes. Há, nos nossos concidadãos, um sentimento de pertença, de orgulho. É um grande evento e é nosso. A Agrival é única e especial por tudo, mas, sobretudo, por isto: por ser lugar de encontros e reencontros, de criação de histórias e memórias”, referiu o autarca.

 

Cartaz musical “de excelência”

Na sua 42.ª edição, a Agrival conta com um “cartaz de excelência”, segundo a organização, a cargo da empresa municipal Penafiel Ativa. Vão subir ao palco principal artistas de renome nacional, como o Plutónio, Os Quatro e Meia, The Gift, Ivandro, Bispo, Nuno Ribeiro, Aurea, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel.

No último dia e como já é hábito, vai ter lugar o concurso Miss Agrival 2023.

Já pelo palco “tradições”, vão passar os concursos tradicionais de gastronomia da cebola, melão casca de carvalho, pão de ló e broa de milho, e os espetáculos e performances das “gentes da nossa terra”, como grupos etnográficos, escolas de dança, ginásios, entre outros. As noites vão ser animadas por diversos DJ’s, são eles o Miguel Tika, o MarcosZ, o Cancela, Angry Brothers, Bruno R, Zanova, Pedro Simões (RFM), o Berto Boss e o Odnan.

Durante os 10 dias, e, para além da vertente expositiva e de animação, os milhares de visitantes têm ainda à disposição a Mostra de Gastronomia Nacional, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país.

À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, as famílias numerosas (com três ou mais filhos), terão entrada gratuita no evento, mediante apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa. Também os bombeiros voluntários e os idosos das instituições do concelho poderão visitar o evento gratuitamente.

A Feira Agrícola do Vale do Sousa teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o atual, com a promoção exclusiva do setor agrícola e pecuário do Vale do Sousa. Ao longo dos anos, a Agrival foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje na maior feira agrícola do norte e centro de Portugal. Com centenas de expositores e milhares de visitantes, é um certame autossustentável, com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo, devido à aposta na componente de animação e lazer que proporciona aos seus visitantes.

Tudo preparado para o maior evento da região

“Está a ficar tudo preparado para este grande evento que é uma marca do calendário de atividades de Penafiel”, referiu Adolfo Amílcar, presidente do Conselho da Penafiel Activa, a entidade organizadora.

Segundo este responsável, o cartaz – um dos fatores de maior atração de pessoas – é sempre a maior novidade, mas este ano haverá outra e, pela primeira vez, o evento terá a transmissão dos espetáculos em locais visíveis, fora do recinto do palco principal, para que quem esteja mais longe, possa também assistir aos concertos. “A isto, junta-se a gastronomia e os expositores, os concursos e os colóquios”, referiu Adolfo Amílcar.

As expetativas da organização são “boas”, quer pela “história da Agrival, quer pela dinâmica que tem mantido ano após ano”. “Tem os ingredientes todos para que seja mais um sucesso”, frisou.

O ano passado o certame acolher cerca de 160 mil visitantes, número que começa a ser difícil de ultrapassar pela falta de espaço. “Mas para nós, nossa grande preocupação é manter a feira no patamar que ela está, sem perder qualidade, expositores, sem perder a magia genuína que tem. E mantê-la autossustentável, algo que já conseguimos desde 2007. E são esses os desafios”, concluiu Adolfo Amílcar.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *