afap

A Associação de Futebol Amador de Penafiel (AFAP) completou o seu 25.º aniversário no passado dia 4 de dezembro de 2021 e, ao longo de todo o ano, vai levar a cabo várias iniciativas para assinalar a data. O momento alto das comemorações aconteceu no passado dia 18 de março, numa Gala que decorreu no auditório da Associação Empresarial de Penafiel, durante a qual foram homenageados dirigentes, clubes e amigos da AFAP, três dos quais, a título póstumo e apresentado o livro “25 anos de Futebol Amador no concelho de Penafiel”.

Na abertura da cerimónia comemorativa dos 25 anos da AFAP – inicialmente denominada Federação de Futebol Amador do Concelho de Penafiel, Jorge Pinto, presidente da Associação, afirmou que “um quarto de século é uma data especial” para uma instituição com “uma grandiosa história”, e com uma grande responsabilidade de conseguir “um papel ativo no desenvolvimento do futebol popular no concelho e numa região”.

Do percurso da Associação, Jorge Pinto fez “um balanço positivo” do projeto, que nasceu da necessidade de as equipas da altura competirem de uma forma organizada. “Ao longo dos anos a estrutura foi-se ajustando e é hoje diferente do que era na altura”, referiu, lembrando as dificuldades dos últimos anos, condicionados pela pandemia. “O desporto foi definitivamente muito afetado e só agora, de forma lenta, tudo está a voltar, aos poucos, à normalidade”.

Aos dirigentes dos clubes que compõem a AFAP, Jorge Pinto deixou um agradecimento pela dedicação à causa, pelo trabalho desenvolvido pelo futebol popular, cujo espírito se mantém e mostrou-se grato aos dirigentes, parceiros e patrocinadores e entidades que têm trabalho ao lado da associação. “São pessoas que participaram direta ou indiretamente na promoção da atividade da AFAP e que permitem que ela continue a desempenhar um papel fundamental e a dinamizar aquilo que é o futebol amador na região”, concluiu.

Presente na cerimónia, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel e ex-presidente da Assembleia Geral da AFAP, foi também homenageado e destacou a importância da instituição, “que representa o futebol amador, naquilo que ele tem de mais puro e genuíno, o convívio, o entretenimento, o gosto por praticar desporto e o gosto por assistir à prática do desporto”.

Reconhecendo algum “ceticismo” aquando da criação da associação, há 25 anos, Antonino de Sousa agradeceu a Sousa Pinto, à data vereador com o pelouro do Desporto na autarquia penafidelense, “a coragem” por ter promovido a constituição da associação. “Hoje reconheço que foi uma grande decisão e eu quero felicitá-lo a si e a todos aqueles que acreditaram neste projeto e estiveram consigo nesse momento que há 25 anos levou à criação da Federação de Futebol Amador do Concelho de Penafiel”, disse.

“Valeu muito a pena todos estarem envolvidos neste projeto que permitiu que, ao longo de 25 anos, tantos penafidelenses tivessem acesso à prática do desporto no futebol e que tantos penafidelenses pudessem ter nas suas tardes de domingo, tempo de lazer e de entretenimento a assistir à prática do futebol”, concluiu.

Durante a cerimónia, que foi apresentada pela jornalista Inês Gonçalves e contou com momentos musicais de Fernando Pereira, foram prestadas homenagens a dirigentes da AFAP, mas também a várias entidades e personalidades que trabalham com a associação. No final, foram feitos três reconhecimentos especiais, a título póstumo: ao ex-diretor da Associação Paulo Campos, ao ex-diretor da Associação Fernando Aguiar e ao futebolista Neno.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.