paineis

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) e a Cleanwatts, juntaram-se numa parceria que vai permitir instalar a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) em Paços de Ferreira, potenciando a competitividade das empresas, a valorização económica e a atratividade do território.

Será a partir da AEPF que Paços de Ferreira verá nascer a sua primeira CER, “abrindo, assim, portas a que no futuro outras comunidades possam surgir”, refere a AEPF, acrescentando que tal vai contribuir para “melhorar e tornar mais sustentável o sistema energético do concelho, com soluções de produção e gestão de energia, a partir de fontes renováveis (nomeadamente, energia solar)”.

Os painéis fotovoltaicos já estão a ser instalados no edifício da AEPF e, numa primeira fase, serão para autoconsumo. “Mais tarde, com a angariação de novos membros, será possível partilhar a energia produzida com a comunidade”, informo a Associação Empresarial.

Energia solar, barata e produzida localmente

Estas comunidades têm como principal objetivo a produção de energia local, limpa e descarbonizada, através da instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica e integrando diversos membros, como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de energia mais barata.

Permitem uma redução dos custos energéticos na ordem dos 30%, assim como da pegada ecológica das comunidades. Permitem ainda a promoção da partilha de recursos entre os membros da comunidade, uma maior eficiência das fontes energéticas e a melhoria da qualidade de vida e o combate à pobreza energética.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.