Um penalti decisivo apontado por Gonçalo Marques permitiu à AD Lousada vencer o Troféu II do Europeu de Hóquei em Campo, disputado no Estádio Municipal.
A equipa da casa triunfou sobre o Grunwald Poznan (POL), por 5-4, após a marcação de penaltis.
No tempo regulamentar o resultado ficou em 3-3, com alguma infelicidade para a AD Lousada que sofreu o golo do empate a 22 segundos do final do jogo.
A equipa polaca começou melhor o encontro e colocou-se a vencer no primeiro quarto de jogo. A reação do Lousada chegou por Vitor Teixeira, que igualou o encontro no segundo período.
O Grunwald Poznan fez o 2-1 já no terceiro período, mas a forte reação do Lousada no último quarto de jogo permitiu-lhe virar o marcador. Primeiro por José Valinhas, que fez o 2-2 e depois por José Marques o 3-2, a seis minutos do final da partida. A forte reação polaca valeu-lhe o empate nos últimos segundos da partida.
Na marcação de penaltis o Lousada Hóquei ainda esteve em desvantagem, mas a inspiração do guarda-redes André Romariz e a frieza dos marcadores lousadenses permitiram-lhes celebrar o título Europeu da Classe II e subir ao primeiro escalão da próxima edição da prova. O Grunwald Poznan também já havia garantido a promoção na qualidade de equipa finalista.
Na cerimónia final a festa da AD Lousada Hóquei por mais um êxito internacional no seu longo palmarés na modalidade.
AD Lousada conquista título europeu II de hóquei em campo Vitória sobre o Grunwald Poznan e subida ao grupo I europeu

AD Lousada Hóquei levanta o Troféu Europeu conquistado