Abel1
Abel Ferreira repetiu vitória na Taça Libertadores, maior competição de clubes da América do Sul

O penafidelense Abel Ferreira tornou-se esta noite bicampeão sul-americano de Clubes ao comandar o Palmeiras no triunfo (2-1) sobre o Flamengo, na final da Taça Libertadores que se disputou em Montevidéu (Uruguai).
Abel Ferreira venceu pela segunda vez a prova, depois de em 2020 (final disputada já em 2021) ter sucedido a Jorge Jesus no levantar do Troféu. O Palmeiras alcançou o seu terceiro título, à sexta final disputada.
«Apesar de já não ganharmos há mais de quatro anos ao Flamengo, temos uma oportunidade de fazer isso. A minha passagem no Palmeiras tem sido a fazer história com estes jogadores aqui e agora», tinha dito o português, na antevisão da partida.
O Palmeiras abriu o marcador logo aos 5 minutos, por intermédio de Raphael Veiga, mas permitiu a igualdade do Flamengo por Gabriel Barbosa, aos 78 minutos. Os 90 minutos de jogo terminaram igualados (1-1) e a partida foi para prolongamento. E foi logo aos 5 minutos do período extra que Deyverson fez o golo que decidiu a final. O «Verdão» venceu por 2-1 e a festa foi da equipa de São Paulo.
O técnico natural de Penafiel tornou-se assim o primeiro treinador da história do Palmeiras a conquistar dois títulos sul-americanos. A nível continental, o português juntou-se a Roberto Scarone (Peñarol), Lula (Santos), Juan Lorenzo (Boca), Telê Santana (São Paulo) e Carlos Bianchi (Boca) no lote de técnicos que ganharam dois títulos consecutivos pelo mesmo clube. Ao tornar-se o primeiro europeu a bisar na Libertadores, Abel junta-se a Leonardo Jardim (Al-Hilal) no Mundial de Clubes da FIFA, que se disputa em janeiro.
Leonardo Jardim venceu a Champions da Ásia, sendo agora quatro os continentes ‘conquistados’ por treinadores portugueses. Abel Ferreira conquistou a sua segunda Copa Libertadores. Artur Jorge e Mourinho chegaram ao trono na Europa; Manuel José fê-lo em África.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *