Modelo Opiniao@1x 1 1
Academia Pro. Albino de Matos

Muito se tem falado na distribuição de verbas dos direitos audiovisuais pelos clubes profissionais de futebol, mas até ao momento nada tem passado de estudos, promessas e avaliações políticas da coisa. A Liga já há um ano, pela voz de dirigentes da própria instituição, adiantava alguns critérios que podiam ser válidos, copiando alguns modelos de ligas europeias. Enquanto nada se resolve, a competitividade do futebol português vai decaindo e cada vez mais assistimos a um campeonato entre Sporting, Porto e Benfica e depois os outros. Até Braga e Vitória têm dificuldades de acompanhar o ritmo dos primeiros, embora estejam em plano superior, não só pela forma como são dirigidos, mas principalmente pela extensa massa adepta que os acompanha. À margem de tudo isso, vemos o líder da Liga Profissional a preparar o seu futuro e aproveitando a influência que tem na maioria dos clubes, ser o mais bem colocado para suceder a Fernando Gomes, na Federação Portuguesa de futebol. As notícias sobre a resolução da sustentabilidade no futebol português teimam em não chegar e os clubes estão na maioria prestes a entrar em rotura financeira e nem os investidores chegam para apagar tamanha fogueira. É importante afirmar também que os clubes menores têm contribuído para este estado de coisas, já que a maioria das vezes vota nas assembleias da Liga, nos propósitos dos clubes ricos, não fazendo finca pé na defesa dos seus interesses. Há algumas épocas houve a tentativa de formar um grupo de presidentes com os mais pequenos, das duas divisões profissionais, mas não passaram de intenções e assistiu-se mais a uma luta de quem lideraria esse grupo, do que em resolver os seus problemas. Enquanto não acabarem os “egos” no futebol, muito pouco desenvolvimento estrutural o mesmo futebol terá e temos de nos limitar a apostar quem estre os três grandes vence o campeonato. Há promessas que no final desta época é que vai ser, é que vão surgir as verbas mais avultadas para os clubes e eu como observador, vou esperar sentado numa poltrona, para ficar mais cómodo. Só espero é que nessa altura já não seja tarde de mais e que os passivos cada vez mais volumosos que os clubes sustentam neste momento, não possam ser solucionados a tempo.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.