campeonato nacional de xadrez 1

O Campeonato Nacional de Xadrez por Equipas da 1ª Divisão, que reuniu os maiores mestres do xadrez do país no Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos, em Penafiel, chegou ao fim na sexta-feira, depois de sete dias de jogadas “emocionantes”.

O Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos, sagrou-se campeão nacional, um título que conquista pela terceira vez. Contudo, a vitória foi renhida, conforme explicou a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) numa nota enviada às redações.

“À entrada para a nona e derradeira jornada da prova, o GD Dias Ferreira e A.XAT de Montemor-o-Novo estavam empatados no primeiro lugar, ambos com 22 pontos, mas os matosinhenses tinham uma ligeira vantagem de meio ponto na soma total da pontuação tabuleiro a tabuleiro. Na nona ronda ambos somaram vitórias concludentes e iguais (3,5-0.5, respetivamente sobre a Academia de Xadrez de Gaia e a Profigaia/Escola Profissional), pelo que o GD Dias Ferreira manteve a vantagem trazida para a última jornada”, lê-se no comunicado.

DiasFerreira
A equipa vencedora, GD Dias Ferreira

Assim, em segundo lugar ficou a A.XAT de Montemor-o-Novo, e em terceiro a Assembleia Figueirense. A luta pela permanência também foi “renhida” e o CX Montemor-o-Velho salvou-se da despromoção, sendo que a Profigaia/Escola Profissional, o GX Porto e o Santoantoniense FC vão passar a disputar a 2.ª Divisão.

Num “dos campeonatos mais emocionantes de sempre”, houve ainda tempo para cumprir uma tradição e Gabor Nagy, jogador e primeiro tabuleiro da equipa vencedora, alcançou a norma de grande mestre (a titulação mais alta do xadrez).

“Manteve-se assim uma tradição deste campeonato, que é um jogador conseguir tal feito. Sucedeu em 2018, com o português Jorge Ferreira – na altura também primeiro tabuleiro do GD Dias Ferreira, que conquistou igualmente o título – e em 2019, com o jovem espanhol Lance Henderson de La Fuente”, explicou a FPX.

Consulte a classificação final:

  1. GD Dias Ferreira, 25 pontos (28,5 pontos de encontro);
  2. A.XAT Montemor-o-Novo, 25 (28);
  3. Assembleia Figueirense, 23;
  4. Amadora Xadrez, 19 (21);
  5. AX Gaia, 19 (20);
  6. O Amanhã da Criança, 18;
  7. CX Montemor-o-Velho, 15;
  8. Profigaia/Escola Profissional, 14;
  9. GX Porto, 13;
  10. Santoantoniense, 9.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.