O jovem cubista Martim Carvalho, natural de Frazão, no concelho de Paços de Ferreira, assumiu o protagonismo no Vigo Open 2026 ao conquistar a medalha de ouro na categoria de Pyraminx. A prestigiada competição oficial da World Cube Association (WCA) decorreu no passado sábado, dia 11 de julho, em Vigo, Espanha.
O torneio de speedcubing (resolução rápida do cubo mágico) contou com a participação de 60 competidores oriundos de quatro países — Espanha, França, Reino Unido e Portugal —, elevando o nível de exigência na disputa pelos lugares cimeiros.
Martim Carvalho garantiu o lugar mais alto do pódio na prova de Pyraminx (o puzzle em forma de pirâmide) ao registar uma média de 3,63 segundos na final. O atleta pacense conseguiu ainda fixar o seu melhor tempo do torneio numa resolução individual de escassos 3,15 segundos.
Fim de semana de recordes
Além do título de campeão em Pyraminx, a prestação em território galego ficou marcada pela superação de marcas pessoais em duas outras modalidades regulamentadas:
-
Cubo 4x4x4: Estabeleceu a sua melhor marca de sempre numa resolução única, parando o cronómetro nos 34,42 segundos.
-
Square-1: Alcançou um novo recorde pessoal na média, fixando-a nos 22,84 segundos, com o seu melhor registo individual a cifrar-se nos 19,99 segundos.
Os resultados obtidos em Espanha consolidam a evolução do atleta de Frazão, que se afirma progressivamente como uma das principais promessas do speedcubing nacional.
Após o triunfo no Vigo Open, o jovem foca agora as atenções na preparação para o Rubik’s WCA European Championship 2026. Martim Carvalho vai representar as cores nacionais no Campeonato Europeu da modalidade, que se realiza em Arnhem, nos Países Baixos, onde se vão reunir os melhores praticantes do continente.

