Após conhecida a sua vitória nesta noite eleitoral, embora que ainda sem resultados finais, António José Seguro agradeceu aos portugueses pela vitória e disse aos jornalistas que o povo português é “o melhor povo do Mundo”. “O povo português é o melhor povo do Mundo. Excelente!”, referiu, acrescentando que os portugueses mostraram uma “grande maturidade cívica”.
Manifestando o seu “sentido de compromisso” com o futuro de Portugal e com os valores constitucionais demonstrado pelo povo português, António José Seguro disse que esta vitória tem um “sabor muito especial” e assegurou que o seu objetivo é “ajudar e servir o país”.
António José Seguro foi eleito com mais de três milhões dos votos, tornando-se o sexto presidente da República eleito da democracia portuguesa. Na segunda volta destas eleições presidenciais, o antigo secretário-geral do Partido Socialista teve mais de três milhões de votos, algo só alcançado anteriormente por Mário Soares, António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.
Dos mais de 11 milhões de eleitores inscritos, mais de 3,4 milhões votaram em Seguro. André Ventura obteve mais de 1,7 milhões de votos. A abstenção aproximou-se dos 50%.
Marcelo Rebelo de Sousa, deixou ao seu sucessor António José Seguro uma palavra de felicitação e vai recebe-lo esta segunda-feira.
Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado “telefonou a António José Seguro para o felicitar pela sua vitória nas eleições presidenciais, desejando-lhe as maiores felicidades e êxitos para o mandato que os portugueses lhe atribuíram”, que se iniciará em 9 de março.
Marcelo Rebelo de Sousa manifestou a António José Seguro “toda a disponibilidade para assegurar a transição institucional” e “para esse efeito o Presidente eleito será recebido, em Belém, amanhã às 16 horas”, lê-se na mesma nota.


