Modelo Opiniao@1x 1 1

Os amantes do futebol gostariam de uma vez por todas de ter uma aula de arbitragem, para a partir daí deixarem de fazer comentários, favoráveis, ou desfavoráveis, sobre os critérios que estão a ser aplicados, principalmente nos lances duvidosos dentro da área.

É claro que mesmo depois da aula ficavam a saber o mesmo, porque os entendidos da arbitragem são os primeiros a não se entenderem. Vemos todos os fins de semana marcar grandes penalidades em alguns jogos e depois noutros, as mesmas situações têm decisões diferentes. Aqui entram também as decisões de VAR, que se previam vir repor a verdade desportiva e pelo contrário vieram colocar a dúvida.

Há que esclarecer rapidamente quando é que o VAR tem direito a intervir, porque parece que há um segundo árbitro, que mesmo em caso de dúvida intervém e relega para segundo plano a primeira decisão do árbitro principal, sem terem a certeza de uma decisão contrária. Só nos lances de fora de jogo é que damos por bem empregue o VAR e se querem que acreditemos em quem está na cidade do desporto a alterar as decisões, então definam publicamente e com uma campanha digna desse nome, as condições em que devem intervir.

Polémicas à parte e como prometi na última edição falar na Taça da Liga, depois de saber todos os resultados, venho agora dizer que os finalistas foram sem dúvida nenhuma os que mereceram lá estar e que a final foi digna de ser vista por todos os amantes da modalidade, deitando por terra a premissa que só quando os grandes lá estão é que as finais merecem audiência e mostram qualidade.

Para terminar, queria deixar passar em branco e não falar do Paços de Ferreira, mas tenho de ser coerente e se em edições anteriores enalteci o comportamento da equipa, que no aspeto exibicional, quer no aspeto estratégico, desta vez confesso que fiquei desiludido com o que vi em Vizela.

Um bloco recuado, uma primeira parte que só evitou que o adversário jogasse, esquecendo-se que para ganhar, tem de se chegar perto da área e uma segunda parte com um montão de erros que abriram as portas à vitória do adversário. Espero que já na próxima sexta-feira e volte à minha opinião anterior…

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário