penafiel
Restaurante Brejeiro

Depois de ter vendido 90 por cento do Capital a Juan Carlos Escotet, um investidor espanhol, dono também do Deportivo da Corunha, o Futebol Clube de Penafiel entrou numa nova etapa, sustentada numa gestão profissional, responsável e orientada para o longo prazo.

Em entrevista do Jornal IMEDIATO, José Reis, presidente do clube penafidelense, falou desta nova fase do clube, dos projetos para o futuro e da ambição de “devolver ao FC Penafiel “a relevância, a competitividade e o orgulho que a sua gente merece”.

“O Futebol Clube de Penafiel está a iniciar uma nova etapa, sustentada numa gestão profissional, responsável e orientada para o longo prazo e o objetivo é claro: devolver ao clube a ambição, a estabilidade e a capacidade competitiva que marcaram os seus melhores momentos”, referiu José Reis, explicando que “esta nova fase assenta em três pilares: identidade local, modernização da estrutura e aposta estratégica na formação”.

Neste caminho, os adeptos são vistos como “o eixo emocional”. “O adepto é o centro de tudo. O clube existe para servir Penafiel e representar a sua gente. E cada decisão que tomamos procura reforçar o orgulho local, reaproximar o clube da comunidade e recuperar o terreno perdido nos últimos anos ao nível social”. “Queremos voltar a ver as famílias no estádio, sentir a cidade unida em torno da equipa e reconstruir esse sentimento de pertença que sempre caracterizou o Penafiel, frisou o presidente do emblema rubro-negro.

No que respeita à gestão do clube, “uma gestão é moderna, eficiente e rigorosa”, o foco é na “sustentabilidade e profissionalização. “Não há crescimento real sem contas equilibradas e processos profissionais. Pretendemos estruturar o clube de forma sólida: melhorar o controlo financeiro, otimizar recursos e reforçar competências internas e o crescimento tem de ser sustentável, não estamos aqui para promessas de curto prazo, mas para criar estabilidade que dure décadas”, assegurou José Reis.

WhatsApp Image 2025 12 04 at 18.23.03

Nesta nova gestão, a formação e desenvolvimento de talento continuam a ser olhadas como prioridades. “O Penafiel FC quer voltar a ser uma referência nacional na formação. É um caminho exigente, mas totalmente estratégico”, referiu o presidente, dando nota de que implementarão uma metodologia partilhada com o RC Deportivo, “baseada em rigor, acompanhamento individual e formação integral do jogador”. “O objetivo é claro: captar talento, desenvolvê-lo com qualidade e transformar Penafiel num polo reconhecido de desenvolvimento desportivo em Portugal”.

Além disso, o clube assume um compromisso social e comunitário e vai reforçar o apoio a projetos sociais, educativos e ambientais, sempre em articulação com escolas, instituições locais e autarquias. “Um Penafiel forte não é só o que vence no campo, mas o que contribui para melhorar a vida da sua comunidade”.

Procurar projeção internacional faz também parte deste novo projeto para o clube. “Queremos ser uma marca ativa, aberta ao mundo e capaz de representar Portugal com ambição. A ligação com a Galícia e com o RC Deportivo permitirá desenvolver trocas desportivas, culturais e empresariais altamente benéficas. Mas vamos além disso: Penafiel pode e deve estabelecer novos vínculos internacionais que reforcem a visibilidade do clube e criem oportunidades para o território”.

“Este é um projeto para unir Penafiel em torno de um propósito comum. Trabalhamos com rigor, respeito pela história do clube e plena consciência da responsabilidade que assumimos e o nosso compromisso é devolver ao FC Penafiel a relevância, a competitividade e o orgulho que a sua gente merece”, concluiu José Reis.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário