A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel inaugurou as obras de requalificação do espaço exterior e parque infantil da creche e jardim de infância o Capuchinho e da creche Santo António.
Na cerimónia, João Oliveira, Provedor da Santa Casa, deu nota de que a intervenção contemplou a requalificação total do Parque Infantil, que incluiu um piso completamente novo, substituição de todos os equipamentos de lazer que nele se encontram e a requalificação exterior e em parte interior das creches e jardim de infância.
Estas intervenções, vieram melhorar as condições dos edifícios, assim como das 131 crianças que frequentam as valências de creche e de jardim-de-infância. Também o parque exterior foi intervencionado, tendo ainda sido colocados novos equipamentos de diversão. “Quando aqui chegámos tivemos de tomar opções e de definir prioridades. Elas são muitas, mas esta desde o primeiro dia ficou sinalizada porque tinha de acontecer já que era urgente devolver dignidade, conforto e segurança a estas instalações, que tantas memórias acolheu e continuará a acolher”, referiu o Provedor, acrescentando que mais do que a conclusão da obra, o momento serviu para reafirmar o compromisso da instituição, “com aquilo que temos de mais precioso: as nossas crianças”. “Com esta requalificação, oferecemos às nossas crianças um espaço renovado, seguro, inclusivo e adaptado às suas necessidades, onde poderão brincar, aprender, conviver e crescer mais felizes”, assegurou.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal, presidiu à cerimónia inaugural das obras, destacou o “papel essencial” de uma instituição “que tem mais de cinco séculos” e que muito tem trabalhado em prol dos penafidelenses.
O autarca destacou a importância ainda da oferta de creches, “que tem sido uma das prioridades” da autarquia, pelo facto de a resposta estar “aquém” das necessidades das famílias, o que levou a autarquia a reforçar o número de creches municipais, recentemente inauguradas, assim como aquelas que abriam portas, em parceria com IPSS’s locais. “Interpretamos essa necessidade que existe das nossas famílias em ter este apoio e sabemos que é uma aposta que vai continuar”, concluiu.