A UNICEF reconheceu Penafiel como Cidade Amiga das Crianças. Penafiel junta-se assim ao núcleo internacional de cidades que colocam os direitos, o bem-estar e a participação das crianças no centro das suas políticas e decisões.
“Este reconhecimento internacional é o culminar de um trabalho contínuo do Município de Penafiel, nos últimos anos, através do desenvolvimento e promoção de ambientes seguros, saudáveis e inclusivos para todas as crianças e jovens do concelho”, refere o município. A distinção reflete “o forte compromisso da autarquia com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança e reforça a missão de construir um concelho mais justo, participativo e amigo da infância”.
O selo de “Cidade Amiga das Crianças” representa “um marco histórico para Penafiel, validando um percurso de investimento em áreas fundamentais como a educação, a saúde, a proteção social, a participação infantil e o desenvolvimento urbano orientado para a infância”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, esta distinção é motivo de orgulho coletivo. “Penafiel está entre as cidades que colocam verdadeiramente as crianças no centro da ação pública. Este reconhecimento da UNICEF honra-nos, mas também nos responsabiliza. É fruto de muito trabalho, feito com os nossos técnicos, com as escolas e com as famílias. Continuaremos a trabalhar com ainda mais determinação para que Penafiel seja, cada vez mais, um território de oportunidades e felicidade para os mais novos”, referiu o autarca.
Este reconhecimento surge no âmbito da iniciativa Cidades Amigas das Crianças, promovida pela UNICEF Portugal, e coloca Penafiel, entre os municípios, em Portugal e no mundo, que se destacam como exemplo de boas práticas e estratégias para garantir o bem-estar das crianças.