Plano Municipal de Leitura

A obra “Dieta da Poesia” de Afonso Cruz, é mais uma das obras que a Câmara Municipal de Lousada está a distribuir aos alunos do 12.º ano, no âmbito do Plano Municipal de Leitura, iniciado em 2015.

As apresentações, no passado dia 16, nas escolas Secundária, Dr. Mário Fonseca (Nogueira) e de Lousada Oeste (Nevogilde),contaram com a participação da Jangada teatro, numa sugestiva leitura encenada perante centenas de alunos, que, no final, foram desafiados a participar no concurso “Ler Lousada”, com avultados prémios em livros para os concorrentes e as respetivas bibliotecas escolares.

O Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes, que igualmente dinamizou as sessões, salientou a mobilização de escritores, ilustradores, alunos, professores, bibliotecas, pais e comunidade educativa, num projeto de promoção da leitura e das literacias que já levou à oferta de cerca de 30 mil exemplares sobretudo a alunos em anos terminais de ciclos de escolaridade, constituindo um exemplo amplamente elogiado em muitos encontros de boas práticas no país.

O Plano Municipal de Leitura congrega, também, outras iniciativas, nomeadamente oficinas de escrita e de ilustração, encontros com autores, lançamentos de livros, animações da leitura, sessões de teatro e cinema e concursos literários.

No entanto, a edição de obras constitui o aspeto mais significativo. Para além de Afonso Cruz, a Câmara Municipal editou livros de Milene Matos (para as crianças do pré-escolar), Álvaro Magalhães, José Fanha e Margarida Fonseca Santos (para os alunos do 4.º ano), António Mota, António Torrado, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (6.º ano) e Vítor Oliveira e Ricardo Venâncio (9.º ano), para além de Luiz Oliveira (3.º ano) e de vários autores que elaboraram o Livro da Ciência, oferecido aos estudantes do 10.º e 11.º ano de escolaridade.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *