dia dos avos

O Parque da Cidade de Penafiel acolheu esta terça-feira, a festa de celebração do Dia dos Avós, em Penafiel. Mais de sete mil avós e netos reuniram-se, num ambiente foi de festa e de são convívio, na terra que viu nascer o dia, graças ao empenho da penafidelense Ana Elisa do Couto, que se debateu até que a Assembleia da República instituísse a data.

Ao longo do dia houve música e animação, atividade física, rastreios e uma missa celebrada por Dom Manuel Linda, o Bispo do Porto. “Mas acima de tudo, o que eu acho que é mais importante para os avós, que é a oportunidade de terem um dia inteiro para estarem a conviver com os seus netos”, referiu Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, para quem este é “um dos eventos mais especiais do nosso concelho e da região, porque foi aqui que tudo começou”.

E como não há festa sem bolo e o bolo do Dia dos Avós na cidade de Penafiel teve 109 metros de comprimento, em homenagem ao avô mais velho da terra – Vitorino Fernandes – que faleceu com 109 anos há cerca de duas semanas. “É uma homenagem simbólica, mas muito sentida e genuína ao avô Vitorino Fernandes, que nos deixou recentemente, mas que foi durante muitos anos o avô mais velho do nosso concelho e que nos deixa deliciosas memórias da sua forma afável e carinhosa e do brilho que tinha sempre nos olhos quando aqui estava a celebrar o Dia dos Avós. Ficamos todos com muitas e boas memórias das vezes que o avô Vitorino Fernandes esteve cá connosco a celebrar o dia”, concluiu o autarca.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *