vespas asiáticas
Fotografia: Câmara Municipal de Paços de Ferreira
Restaurante Brejeiro

Em três anos, foram destruídos 790 ninhos de vespas velutinas, popularmente conhecidas como ‘vespas asiáticas’ no concelho de Paços de Ferreira. Este ano, a Câmara Municipal pretende ver instaladas mais de 100 armadilhas para capturar estas vespas. Os dispositivos vão ser colocados por apicultores e pelas equipas das Juntas de Freguesia.

Segundo dados do serviço de Proteção Civil de Paços de Ferreira a que o IMEDIATO teve acesso, entre 2019 e 2021 foram destruídos 790 ninhos de vespas asiáticas – 231 em 2019, 188 em 2020 e 371 no ano passado.

Nos últimos três anos, a freguesia onde mais ninhos foram detetados e removidos foi Paços de Ferreira (122), seguindo-se Ferreira (100), Carvalhosa (91), Eiriz (89) e Freamunde (84).

Entre 2014 e 2018, a verificação e remoção destes ninhos era efetuada por colaboradores da Câmara Municipal. Contudo, há três anos a tarefa passou a ser efetuada através de um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.

Atualmente, o método mais popular é a incineração direta com recurso a um maçarico dotado de uma vara telescópica, equipamento que tem um alcance de 14 metros. Dentro de edifícios, é aplicado inseticida no ninho até se verificar inatividade, sendo depois recolhido e destruído.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário