sebastianas 1

Depois de ontem, dia 5 de julho, as Sebastianas terem dado o primeiro passo com a presença de April Ivy, está aberta a semana cultural das maiores festas do concelho de Paços de Ferreira.

De 11 a 16 de julho, todos os caminhos vão dar a Freamunde e às Festas Sebastianas, festas em honra de São Sebastião. Com mais de 120 anos de história, a festa foi crescendo de importância e dimensão. Inicialmente festas em honra de São Sebastião só na parte religiosa, com o decorrer dos anos foram evoluindo para as Sebastianas atuais. São agora misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito mais marcada, sem nunca perder a raiz popular. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a obter uma maior participação de público, sendo uma atração turística com mais de 120 mil visitantes.
No dia 11, dia que marca o arranque oficial das festas, Carlão sobe ao palco principal para apresentar o seu mais recente álbum, Entretenimento. Na sexta-feira, 12, a Noite de Bombos fica completa com a atuação do rapper Bispo.
Dia 13 traz o fado português a Freamunde, com Raquel Tavares. Mais tarde, no Palco Sagres, o angolano Deejay Telio leva à cidade sonoridades mais arrojadas.
Agir vai animar a noite de 14 de julho, horas depois da Majestosa Procissão. O espetáculo piromusical e os portugueses KEVU – que em 2018 chegaram ao top 150 da DJ Mag – encerram a quarta noite de festa.
Na segunda-feira, tradicionalmente a noite mais concorrida muito por causa da Marcha Alegórica, DJ Ride sobe ao Palco Sagres para um espetáculo eletrizante.
E, para animar a passagem de testemunho à próxima comissão de festas, Quim Barreiros atua na noite de 16 de julho, marcando o encerramento das Sebastianas 2019.

O Bombo é Delas
Na noite de dia 12 de julho, as Sebastianas acolhem uma concentração de bombos, com uma arruada livre, com bombos tocados pelos locais e visitantes. A estes juntam-se várias centenas de mulheres, do movimento “O Bombo é Nosso”, uma iniciativa criada em 2017 em Freamunde e que já juntou 500 mulheres a tocar bombo.

Expetativas elevadas da organização

“Está tudo pronto, tudo organizado. Acho que temos tudo para que as festas corram muito bem, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos”, afirmou fonte da Comissão de Festas das Sebastianas de 2019, acrescentando que “agora só falta que as pessoas apareçam e desfrutem do trabalho que fizemos durante o último ano, com muito afinco e dedicação”.
Este ano o cartaz é muito diversificado, para atrais diferentes faixas etárias. “Mas também não descuramos a parte religiosa da festa, que este ano terá um nível muito mais elevado”.
“O fogo será também um momento alto da festa, a par com as marchas, que terão como tema a evolução do mundo e que vão também demonstrar o trabalho que os amigos da festa tiveram”, rematou fonte da Comissão de Festas de 2019.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *